Conheça o Geranium, o melhor restaurante do mundo, que fica dentro de um estádio de futebol
Estabelecimento de Copenhague, na Dinamarca, lidera o ranking The World's 50 Best Restaurants
O melhor restaurante do mundo fica dentro de um estádio de futebol em Copenhague, na Dinamarca. O Geranium foi escolhido número 1 na edição deste ano do ranking The World’s 50 Best Restaurants, que escolhe os 50 melhores do mundo há duas décadas numa lista organizada e publicada pela revista britânica Restaurant.
No restaurante, a especialidade é a comida escandinava com ingredientes da estação, servida no oitavo andar do estádio da capital dinamarquesa com uma vista para um belíssimo parque, não para o gramado da arena Parken.
Alguns dos delicados pratos do menu vêm enfeitados com gerânios, que dão nome ao restaurante, e outros tipos de flores. O mobiliário tem um toque característico do design escandinavo, que envolve cores pastéis e uma simplicidade sofisticada.
Foi aberto no meio da crise financeira global, em 2010, mas acabou se tornando um negócio promissor.
— Todos os fatores eram contra nós — disse o chef e dono do restaurante, Rasmus Kofoed, em discurso após o resultado.
Em um post na página do restaurante no Facebook, uma foto da equipe do restaurante foi publicada junto com um agradecimento pela posição no ranking: "Estamos gratos e cheios de alegria e felicidade por esse grande reconhecimento. Agradecimento especial para a nossa equipe incrível, nossos clientes e ao World’s 50 Best Restaurants".
Leia também
• Restaurante dinamarquês é eleito "o melhor do mundo"; Brasil tem dois representantes na lista
• Do prato para a rede social: quais comidas que mais viralizam?
• Famoso restaurante flutuante de Hong Kong afunda no Mar da China Meridional
É a segunda vez que o Geranium fica entre os dez melhores restaurantes do mundo, mas é a primeira vez que fica em primeiro lugar e desbanca o Noma, que também fica em Copenhague e há anos dominava o ranking.
Na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo há ainda os brasileiros D.O.M e Maní, de São Paulo, e o carioca Lasai, mas o principal destaque deste ano é a Casa do Porco, de São Paulo, que ficou no top 10: é o sétimo melhor restaurante do mundo neste ano.
Também estão entre os 50 do ranking outros cinco brasleiros: Oteque e Lasai, do Rio; D.O.M., Mani e Evvai, em São Paulo.
Veja os dez melhores restaurantes do mundo:
1. Geranium, Copenhague, Dinamarca
2. Central, Lima, Peru
3. Disfrutar, Barcelona, Espanha
4. Diverxo, Madri, Espanha
5. Pujol, Cidade do Mexico
6. Asador Etxebarri, Axpe, Espanha
7. A Casa do Porco, São Paulo
8. Lido 84, Gardone Riviera, Itália
9. Quintonil, Cidade do México
10. Le Calandre, Rubano, Itália