Dadá: vinho 'disruptivo' e fácil de beber desembarca no Brasil
Inspirada no conceito de Dadaísmo, linha de vinhos argentinos sai do lugar comum
Leia também
• Empresa de Pernambuco integra primeira importação de vinhos exclusiva para pequenas empresas
• Enotteque é novo espaço do vinho em Boa Viagem
• Isolamento social aumenta consumo de vinho no Brasil, aponta pesquisa
Um dos grandes sucessos comerciais da produção enológica da Argentina, os vinhos Dadá, do Grupo Penãflor, desembarcam no Brasil via importação exclusiva da Wine - um dos maiores clubes de assinatura do mundo. Por sua vez, o Grupo Peñaflor é uma das 10 maiores produtoras de vinho.
A linha Dadá foi criada há nove anos e, como o próprio nome dá uma pista, é inspirada no conceito do Dadaísmo, movimento artístico moderno iniciado em Zurique, em meados do século 19. Portanto, a mensagem do vinhos Dadá é: assim como os artistas negavam a cultura, Dadá se propõe a desconstruir os conceitos do tradicional mundo do vinho.
“Dadá tem sido uma das inovações de maior impacto para a indústria do vinho em nosso país e estamos animados em poder conquistar o paladar do consumidor brasileiro que busca uma marca moderna, atual e irreverente. Estamos confiantes de que, por meio dessa parceria estratégica com a Wine, seremos capazes de promover e replicar o sucesso da Dadá no Brasil”, comentou Juan Pelecq, chefe comercial do Grupo Peñaflor para o Brasil.
Público alvo
Se o movimento que inspirou os vinhos argentinos propunha uma quebra de códigos, o Dadá não seria diferente. Os rótulos da linha, ao todo são sete, foram desenvolvidos para alcançar o consumidor menos conservador, pouco tradicionalista, de mente mais aberta a experimentações. A quebra de estereótipos fica clara no rótulo das garrafas; cada vinho traz o elemento que se destaca nas notas aromáticas.
De acordo com Paula Daidone, apresentar o sensorial da bebida aproxima o consumidor, principalmente aquele que está entrando para o vinho. “Falar que o vinho é elaborado em solo de argila não dá referência de sabor ao consumidor. Agora, dizer que tem notas de cacau, faz com que ele sinta o gosto na boca mesmo antes de provar o vinho”, conta a especialista.
O Dadá Nº 1, por exemplo, tem passagem pelo carvalho americano médio tostado que exala notas de baunilha. Já o Dadá Nº 2 evoca o aroma do café, com sabores de frutas pretas, amoras e cassis. Dadá Art Malbec é um vinho tinto arroxeado e com aromas de cerejas e ameixas maduras. Dadá Nº 7 Sweet Pink é um vinho espumante rosé com aromas de rosas e um sabor cítrico e picante. E assim por diante.
Onde comprar
Os vinhos são vendidos no aplicativo Wine Vinhos, no e-commerce, na Wine Eventos e nas lojas físicas da Wine. O consumidor também encontra no aplicativo Zé Delivery e nos parceiros B2B da Wine on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, cafés, clubes e hotéis) e off-trade (supermercados, atacadistas e empórios). Preços variam de R$ 44,90 a R$ 49,90.