Logo Folha de Pernambuco

Cidadania

Desperdício zero: confira quatro dicas para reaproveitar ao máximo os alimentos no dia a dia

Boas práticas podem ajudar no aproveitamento maior dos alimentos, evitando o desperdícioBoas práticas podem ajudar no aproveitamento maior dos alimentos, evitando o desperdício - Foto: Unsplash / Divulgação

Apesar da queda nos preços da comida nos últimos meses, o Brasil ainda possui mais de 70 milhões de pessoas que enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Diante desse cenário, o não desperdício e reaproveitamento dos alimentos é um gesto de respeito e cidadania.

Por sugestão de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil, divulgamos soluções práticas para combater o desperdício de alimentos e promover a conscientização sobre a importância de utilizar os recursos alimentares de forma mais eficiente e sustentável. De acordo com Priscila Andrade, gerente de Marketing-Nutrição e SAC da Ajinomoto do Brasil, uma das iniciativas são os constantes investimentos no portal de receitas Sabores Ajinomoto, oferecendo aos consumidores mais de cinco mil receitas e diversos conteúdos sobre alimentação e culinária. 

A plataforma incentiva os consumidores a aproveitarem ao máximo os alimentos e oferece dicas para promover uma alimentação equilibrada. Além de inspirar a criatividade na preparação de pratos com ingredientes reaproveitados, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar, também está preocupada no equilíbrio da alimentação do dia a dia.

“O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, porém enfrenta o desafio de desperdiçar cerca de 30% de sua produção, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Reduzir o desperdício de alimentos é uma contribuição essencial para o meio ambiente somada à necessidade de uma melhor distribuição dos alimentos à população brasileira. A plataforma Sabores Ajinomoto promove essa conscientização e incentiva a exploração de novas receitas e sabores na cozinha dos consumidores”, explica Priscila.

Dicas práticas para reduzir o desperdício

- Utilize os alimentos de maneira completa: extraia o potencial máximo dos ingredientes, incorporando cascas e talos de vegetais, bem higienizados, em sopas e pratos finais, integrando bagaços de frutas em bolos e doces, e aproveitando até mesmo a água de cozimento rica em vitaminas para elaborar purês e arroz.

- Priorize o uso dos ingredientes adquiridos há mais tempo: mantenha o controle do estoque, garantindo que os alimentos mais antigos sejam usados antes dos mais recentes. Etiquete todos os itens retirados da embalagem original, incluindo produtos frescos, para evitar desperdícios.

- Opte por receitas versáteis: reavalie o cardápio diariamente para criar pratos que tenham como base ingredientes em comum, reduzindo a necessidade de adquirir uma grande variedade de itens. Produtos como os da linha Caldos SAZÓN® Lev com sódio reduzido podem ser utilizados em diversas preparações, por exemplo, e ainda contribuir com o consumo de sódio.

- Transforme sobras em novos pratos: um arroz do dia anterior pode se tornar um delicioso arroz com legumes, adicionando AJI-NO-MOTO®, que traz o verdadeiro gosto umami para os seus preparos e deixa a receita ainda mais saborosa.

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter