Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Dia do bolo de rolo: conheça a origem dessa tradicional receita e aprenda a preparar

Segundo a a pesquisadora Maria Lecticia Cavalcanti, a receita nasceu "a partir da adaptação do 'colchão de noiva' português substituindo o recheio de amêndoa pelo de goiaba

Bolo de RoloBolo de Rolo - Foto: Divulgação

Patrimônio Imaterial de Pernambuco, o bolo de rolo é um dos maiores símbolos da gastronomia do estado. Nesta sexta-feira, 17 de maio - data que celebra essa iguaria pernambucana - a editoria Sabores apresenta um pouco da história e a origem dessa tradicional receita.

No livro “Assucar”, pesquisa sociológica de Gilberto Freyre, o principal derivado da cana-de-açúcar forma os estudos em volta dos nossos hábitos alimentares. Foi descoberto na Índia, ainda no século três, mas é do povo árabe o mérito de aplicar o caldo doce diretamente na comida. Algo que os portugueses inseriram na rotina do seu país colonizado, no século XV.

Tradição pernambucana com mais de 300 anos, o bolo de rolo muitas vezes é confundido com o rocambole, mas tal confusão pode ser considerada uma heresia para os pernambucanos mais ortodoxos. Brincadeiras à parte, para a pesquisadora Maria Lecticia Cavalcanti, a receita nasceu “a partir da adaptação do ‘colchão de noiva’ português – substituindo o recheio de amêndoa pelo de goiaba. A massa, então, passou a dar voltas cada vez mais finas, como uma espécie de rolo”.

Por sua vez, o historiador e antropólogo Raul Lody defendeque ele tem base na torta do Azeitão de Portugal, a partir dos anos 1950. Mesmo defendendo origem diversa, ambos concorda que a massa era feita com pão de ló e o recheio à base da fruta local. Muito provavelmente, o uso da goiabada aconteceu em razão da disponibilidade de goiaba em Pernambuco, que passava por um preparo semelhante ao de geléias – sobremesa tipicamente europeia. 

Em Lei sancionada em 2008, o bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A sua característica tradicional se constitui em um bolo roliço, de finas camadas, recheado com doce de goiaba. No entanto, atualmente, a sua forma original vem sofrido modificações, não só no que diz respeito ao recheio, mas também na maneira de apresentação. 

Receita de bolo de rolo:

Para a massa:
200g de manteiga
200g de açúcar
6 gemas
200 g de farinha de trigo
6 claras em neve

Para o recheio:
500g de goiabada
1/2 xícara de água

Para a montagem:
Açúcar para polvilhar

Modo de preparo:

Massa:
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até formar um creme, coloque as gemas e continue batendo até ficar cremoso. Junte a farinha de trigo, por último as claras em neve.

Recheio:
Leve a goiabada à panela no fogão com a água e deixe amolecer, até virar uma geleia mole.

Montagem:
Coloque de 5 a 6 colheres sopa de massa para assar cada bolo em uma forma retangular (de 30x40cm), untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido por 5 minutos, aproximadamente. Vire o bolo sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe uma camada bem fina da goiabada e enrole. Asse o segundo bolo, passe o recheio e enrole com o primeiro bolo, faça o mesmo procedimento com toda massa, que renderá, mais ou menos, cinco bolos. Para finalizar, polvilhe com açúcar. 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter