Dia do Sushi: Conheça os tipos e acompanhamentos
Entre os mais conhecidos estão o hossomaki e o uramaki
Nesta segunda-feira(1) comemora-se o Dia do Sushi. A comida oriental é uma das mais queridas pelos brasileiros. Em 2017, uma pesquisa realizada pela Associação dos Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), mostrou que o estado somava três mil restaurantes.
O sushi, por sua vez é muito conhecido. O alimento combina arroz(gohan) com variados tipos de peixe cru, vegetais, frutas e outros ingredientes.
Conheça abaixo alguns tipos de sushi.
-Hossomaki: Sushi enrolado em rolos finos com alga por fora, recheado por salmão, kani, pepino etc.
-Uramaki: Sushi enrolado ao contrário, ou seja, a alga enrolada por dentro e o arroz por fora, podendo ter dois ou mais recheios.
-Niguiri: O tradicional sushi feito à mão, em forma oval e que leva o peixe modelado em cima, em sua extensão.
-Gunkan: Se diferencia dos demais por ter o seu recheio no topo, enquanto o arroz aparece no meio enrolado tradicionalmente por alga marinha. Algas e ovas de peixe costumam ser os principais ingredientes, mas o mais popular é o de salmão com cebolinha e cream cheese.
-Hot Roll: Sushi empanado com alga frita, crocante com farinha panko e recheios variados, sendo o salmão grelhado o mais comum.
-Temaki: Com estética diferente, a variedade possui formato de cone e seu tamanho é maior do que os outros tipos de sushi. Os recheios podem variar, mas todos levam arroz e salmão. Ainda é possível encontrar legumes, frutas e outros frutos do mar misturados ao arroz e enrolados pelo nori.
Joe: Também conhecido como Djô, Jow ou Djow, não leva folhas de nori em sua preparação. É um bolinho de arroz, envolto por um fino filé de peixe, coberto por ovas ou outro tipo de peixe picado, além de diversos tipos de temperos.
Leia também
• Enotteque é novo espaço do vinho em Boa Viagem
• Começou a temporada de festivais gastronômicos em Pernambuco
• Veganismo vem ganhando espaço entre a população
Como acompanhamento, os amantes da culinária oriental - ou curiosos- podem fazer o uso de alguns molhos:
-Molho Tarê: Molho agridoce indicado para o acompanhamento para empanados, grelhados, peixes, frangos, frituras, sushis e sashimis, hot-roll, skin e temakis.
-Molho Teriyaki: tem como base shoyu e especiarias como o alho, cebola e gengibre, possui um leve tom adocicado e é ideal para yakissoba, peixes, legumes, sashimis, sushis, saladas e frangos.
-Molho cremoso Wasabi: o sabor de raiz forte (wasabi), com frescor e a cremosidade da maionese! Versátil e combina com todos os tipos de sushis.