Logo Folha de Pernambuco

NUTRIÇÃO

Exagerou no Carnaval? Saiba quais alimentos ajudam na recuperação do corpo

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Sendo assim, confira as dicas de profissionais sobre as etapas para um vida saudável

Chás podem ajudar a desintoxicar o corpo Chás podem ajudar a desintoxicar o corpo  - Foto: Natalia Koroshchenko /Pixabay

Passado o período de Carnaval, com todos os seus excessos, é hora de organizar o corpo rumo à vida saudável. Para essa (re)tomada de hábitos úteis ao bom funcionamento do corpo, é preciso ficar atento às etapas de desintoxicação, fortalecimento da imunidade e regeneração muscular. Eles são importantes para o organismo se adaptar com maior facilidade às transformações que podem vir a seguir. 

 

O que colocar no cardápio?
Para tudo isso acontecer, a médica homeopata Diana Campos, especialista em medicina integrativa, sugere um olhar atento para os alimentos que ajudam a blindar o corpo contra as viroses tão comuns nessa época do ano. “Focar na imunidade requer uma série de ações. Entre elas, voltar a dormir nas horas certas e retomar as atividades físicas. Isso sem falar na super hidratação. A água de coco é bastante indicada, mas deve ser evitada por diabéticos”.

Ainda segundo a especialista, alguns chás naturais podem ser introduzidos neste período de pós-excessos. Leia-se o uso de canela, alecrim, hortelã e gengibre, que tanto ajudam na desintoxicação no corpo. “Comer mais frutas cítricas e legumes de cores variadas. O abacate, por ser extremamente rico em potássio, capaz de melhorar a câimbra e a tensão muscular”, conclui Diana, reforçando a necessidade de evitar, especialmente neste período, os alimentos industrializados, a fim de ajudar o fígado a se regenerar.

Cuidados com o fígado
O órgão, aliás, é o responsável pela eliminação de substâncias tóxicas e pela produção da bile, um produto essencial para a digestão de gorduras. Neste quesito, o abacate, além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, auxilia na produção de um antioxidante que ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas.

Há quem reclame do peso acumulado nos últimos meses. Para um gasto calórico eficiente, a dica, ainda segundo a médica, é selecionar alguns ingredientes termogênicos - que ajudam a acelerar o metabolismo graças ao aumento de temperatura do corpo. “Está na mostarda, no gengibre, no vinagre de maçã, na pimenta. Mas também no brócolis e na acelga”, conclui, lembrando que o uso do café também é prescrito, mas com cuidado. “Para não atrapalhar o período de sono”.

Para quem tem restrições
Segundo a nutricionista Larissa Branco, a escolha dos alimentos para o grupo de diabéticos deve levar em conta a contagem de carboidratos. “Não é que ele não possa ingerir carboidratos ou frutas. Nenhum alimento é proibido para ele. Mas é preciso lançar estratégias de combinações de alimentos que reduza o impacto dessa velocidade do açúcar no sangue. E, assim, evitar o pico de insulina. Para isso, o uso de aveia e de grãos como feijão e lentilha devem ser utilizados com mais frequência.

Quando se fala em hipertensos, a prioridade é o consumo de gorduras boas no que é chamado de dieta DASH (Dieta Direcionada para Portadores de Hipertensão). “Consumir mais gorduras boas, monoinsaturadas e poliinsaturadas e evitar as gorduras ruins. Então, dar preferência às carnes magras e aumentar o consumo de cálcio, ingerindo mais leite e seus derivados”, destaca Larissa, reforçando a importância de evitar embutidos e caldos prontos.


Mais alguns hábitos

- Fique atento à fome: para controlar a fome, aumente o consumo de fibras e proteínas 
- Evite a retenção de líquido: consuma mais frutas vermelhas, além de mais abacaxi e limão
- Observe as informações: elas devem vir de fontes seguras. Dietas da internet podem ser muito restritivas
- Não radicalize: nada de passar o dia bebendo apenas água ou ingerindo só um grupo de alimentos
- Faça adaptações: escolhendo alimentos saudáveis que você goste de consumir e que podem ser utilizados o ano inteiro

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter