Logo Folha de Pernambuco

Receita

Faz frio? Aprenda a harmonizar vinho com pratos quentes

Conheça o tipo de vinho que pode valorizar pratos como massa, risoto e fondue

Vinho tintoVinho tinto - Foto: Jill Wellington/Pixabay

Leia também

• Aprenda a preparar um bolo de milho cremoso light

• Aprenda a fazer um linguine com camarão para o Dia das Mães

• Aprenda a fazer um bolo de banana com canela

Se há uma coisa que um bom vinho consegue fazer é valorizar a comida. E vice-versa. Com a uva certa, alguns pratos mais gordurosos, por exemplo, podem acentuar no sabor e valorizar ainda mais a experiencia à mesa. Que tal algumas dicas?

Massas: Nesse caso, a harmonização dependerá do tipo de molho. Por exemplo, massas com molho de tomate, recomenda-se vinhos leves e tintos, como o Toro Centenario Malbec. Molhos brancos ou com queijo pedem vinhos rosé ou branco. A dica é: quanto mais marcante for a massa, mais encorpado deve ser o vinho.

Risoto: Queridinho do inverno, esse prato segue a mesma linha da massa, ou seja, a harmonização dependerá do tipo de risoto. Receitas clássicas com legumes ou queijo caem bem com vinhos brancos, como o Toro Centenario Chardonnay ou que levam uva sémillon. Risotos que vão carne pedem vinhos leves, como o Quinta do Rio Grande Tinto Suave.

Fondue: Esse prato, por ser mais encorpado, pede um vinho que tenha mais acidez, como o Toro Centenario Cabernet Suavignon. Para fondues doces, a dica é investir em vinhos com toques mais suaves ou espumantes, como o Lunar Perfetto Moscatel.

Caldos: Caldos mais leves, como legumes, frutos do mar e frango, se harmonizam com rosés mais intensos, brancos ou tintos suaves, como Campo Largo Branco Seco. Os mais condimentados, como de carnes, bacon e calabresa, pedem um vinho como o Toro Centenario Cabernet Suavignon.

Veja também

Newsletter