Logo Folha de Pernambuco

Inverno

Itens da safra de inverno ajudam a manter a alimentação saudável

Conheça os produtos disponíveis na feira que fornecem aporte nutricional

Sopa de jerimum  entre as pedidas do invernoSopa de jerimum entre as pedidas do inverno - Foto: divulgação

Você pode não ter dado conta, mas já estamos no início do inverno. E, nessa época, quando há tendência para temperaturas mais baixas, alguns alimentos são mais fáceis de encontrar na feira, sendo ainda capazes de ajudar a manter uma rotina saudável. Basta ir na feira  - ou pedir no delivery - e observar que aumentaram as ofertas de algumas frutas e tubérculos.

Pois anote! Na lista de todos os anos para este período estão abacate, ameixa, banana, morango e tangerina. Também é mais fácil encontrar jerimum, inhame, cenoura e couve. Produtos ricos em nutrientes para todas as idades. Segundo a nutricionista Sizele Rodrigues, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a nova estação chega também uma vontade maior de consumir pratos mais encorpados e calóricos, que trazem maior saciedade e aumentam a sensação de calor.
 

"Sentir mais fome durante o inverno se deve a uma resposta fisiológica do organismo, que tem um gasto maior de energia para manter a temperatura corpórea. Então, para suprir essa demanda, temos como consequência um aumento do apetite”, diz a especialista. Esta época, as frutas, verduras e os legumes às vezes acabam sendo deixados de lado, mas segundo a nutricionista Beatriz Cantusio Pazinato, diretora da Divisão de Extensão Rural, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), da Secretaria, eles não podem faltar. "Esses alimentos contribuem de maneira expressiva para complementar as necessidades de vitaminas, minerais, fibras alimentares, além de oferecerem uma ampla variedade de compostos bioativos, ou seja, pigmentos com propriedades funcionais, como os carotenoides, flavonoides e as antocianinas, que desempenham ação antioxidante, protetora da nossa saúde, sendo importantes e necessários para o equilíbrio do corpo humano", orienta.

Algumas dicas de cardápio

- Chocolate quente com leite desnatado, cacau em pó ou chocolate 70% cacau, que além de saboroso é rico em flavonoides, antioxidante natural que auxilia na prevenção de câncer e doenças cardíacas

- para espantar a vontade de comer doces, prepare frutas quentes como: banana assada com canela ou pera cozida com gengibre, cravo e canela

- não deixe de consumir vegetais. Abuse de verduras e legumes, refogados, grelhados ou no vapor

- na hora dos lanches, da tarde ou da noite, nos dias frios, os mingaus são convidativos, podendo ser preparados com leite e engrossados com amido de milho, fubá ou aveia. 

- atenção com a hidratação! Não esqueça de ingerir água, mesmo se não sentir sede 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter