ecogastronomia

Jatobá: ação propõe difundir produção culinária a partir do fruto de árvore nativa

Projeto "Já Comeu Jatobá?" é conduzido pela engenheira agrônoma Danielle Jansen

"Já Comeu Jatobá?" leva receitas feitas com a fruta nativa"Já Comeu Jatobá?" leva receitas feitas com a fruta nativa - Foto: Divulgação

O jatobá, árvore mais conhecida por sua madeira, também produz um fruto comestível e que pode ser utilizado em diversas receitas. Difundir esse conhecimento é o objetivo de uma ação de ecogastronomia que será realizada na Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), neste sábado (6), às 8h. 
 

Com o projeto “Já Comeu Jatobá?”, a engenheira agrônoma, educadora ambiental e produtora cultural Danielle Jansen levará à feira de abastecimento uma banca expondo os produtos alimentícios derivados do jatobá. Ela estará na companhia de emboladores de coco, para animar o público. 

A proposta da iniciativa é resgatar e fortalecer a cadeia produtiva alimentar do jatobá em comunidades rurais e feiras de rua. Frequentadores da feira vão conhecer um pouco da produção culinária a partir da polpa farinácea desta árvore nativa, que é considerada sagrada pelos povos tradicionais.

O fruto do jatobá é considerado um alimento PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Ele é encontrado nas matas úmidas de altitude de Garanhuns, sobretudo nas comunidades rurais. É um alimento rico em cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

A ação realizada neste sábado é a finalização de um projeto que já dura três meses. Todo o processo foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Veja também

Menus exclusivos e kits Dia das Crianças são opções para o paladar dos pequenos
DIA DAS CRIANÇAS

Menus exclusivos e kits Dia das Crianças são opções para o paladar dos pequenos

Restaurante Benedita, do chef Dário Costa, completa dois anos em Fernando de Noronha
FERNANDO DE NORONHA

Restaurante Benedita, do chef Dário Costa, completa dois anos em Fernando de Noronha

Newsletter