Logo Folha de Pernambuco

JERICOACOARA

Jericoacoara para foodies: conheça o Éllo, restaurante de Hervé Witmeur que vale a viagem

Chef belga adotou o Nordeste como lar há 12 anos e pilota restaurantes com gastronomia natural

Chef Hervé WitmeurChef Hervé Witmeur - Foto: Chico Rasta/Divulgação

Não é uma novidade que cozinheiros estrangeiros se apaixonem pelas terras brasucas. Basta voltar um pouco no tempo, até a década de 1980 por exemplo, e lembrar da 'invasão' dos franceses via grandes redes hoteleiras, sobretudo as que desembarcaram no Rio de Janeiro.

Há 12 anos, o belga Hervé Witmeur seguiu esse script e adotou o Nordeste do País como lar, junto à esposa, a educadora Marie, especificamente em Barra Grande, no litoral do Piauí, onde abriram as casas La Cozinha - pousada e restaurante -, que a reportagem teve o prazer de conhecer no último mês. 

"Fazem 12 anos que estamos no Nordeste e estou cada vez mais apaixonado. Quando chegamos no Brasil, eu tive muita dificuldade na cozinha, estava repetindo meus conhecimentos e minhas técnicas da Europa. Demorei um tempo para entender a cultura e a culinária brasileiras. Depois de alguns anos, entendi a importância de pesquisar. Através de viagens, descobri a abundância e a riqueza do Brasil. Hoje, meu estilo de cozinha é uma cozinha natural que respeita cada ingredientes", comenta o chef.
 

Espaço do Restaurante ÉlioEspaço do Restaurante Éllo, em Jericoacoara (CE) | Crédito: Chico Rasta/Divulgação


O trabalho em gastronomia e hospitalidade de Hervé e família são uma aula de como um 'estranho no ninho' pode se adaptar completamente ao novo habitat, e de forma surpreendente. Envolve toda a comunidade à sua volta, proporcionando aos moradores locais capacitação profissional e, principalmente, contagiando a equipe com o sentido do trabalho que realiza: amor pelo ofício de servir. 

A gastronomia de Hervé, e o trabalho que vem antes da cozinha propriamente dita, coloca a região do Delta do Parnaíba, e Jericoacoara, no Ceará, onde ele pilota a sua casa mais autoral, o Éllo, na rota dos foodies. E é sobre o Éllo que vou me ater nesta matéria. 

Experiência que impressiona
Numa das principais ruas do centro da famosa praia de Jericoacoara, o restaurante Éllo impressiona já na entrada. O projeto arquitetônico se destaca entre os estabelecimentos vizinhos: com pé direito alto e paleta integrada ao lugar, o restaurante é absolutamente deslumbrante principalmente de dia. Confortável e, à mesa, acomodando um enxoval sofisticado. 

A maior ousadia do Éllo, entretanto, não é carregar o 'título' informal de restaurante mais bonito da região e, sim, oferecer uma gastronomia de primeira linha com direito a menu degustação de oito etapas, além de um robusto cardápio à la carte.



Mais desafiador ainda é o repertório oferecido por Witmeur, e também o seu trunfo, composto por ingredientes orgânicos, muitos oriundos de agroecologia cultivados da sua fazenda em Parnaíba, a La Reserva, onde cultiva ingredientes locais e testa culturas não nativas na região para, quem sabe, chegar a uma viabilidade. Na propriedade tem açaí, cacau, hibisco, figo, mamão, etc. 

À parte do privilégio de ter um espaço em que pode cultivar espécies alimentares, o fornecimento é o calcanhar de aquiles, segundo Hervé. "Não temos muitos fornecedores em Jeri. Aqui é difícil o acesso e é preciso uma grande logística para ter produtos de qualidade no dia dia", lamenta o chef.   

Mas Witmeur, como bom cozinheiro europeu, não desanima e vai buscando alternativas para escoar a sua criatividade. Não é difícil perceber o estilo de cozinhar do belga - natural, alegre, cheio de vigor e delicadeza.

E que ingredientes frescos, além de pescados e outros frutos do mar, são os seus xodós. Vi caju, cúrcuma, peixe, hibisco e, curiosamente, o cupim bovino marcando gol em alguns momentos dos seus menus.

O  resultado impressiona os mais desavisados, tanto pelo comprometimento técnico, quanto pelo sabor das suas criações - muito leves, frescas e coloridas, naturais, sobretudo. 

Na noite em que jantei no Éllo, que estava lotado, o menu degustação foi servido, drinques criativos e uma correta carta de vinhos disponibilizada. Os pontos altos: snacks "Da Fazenda ao Mar", incluindo coco, moringa e flores de bananeira; ora-pro-nóbis, pastrami de dry aged de atum e kimchi; picles de marisco, algas e erva-doce e consomê de galinha. Destaques ainda o caranguejo com bottarga (ovas de tainha) e caju, e o bouillabaisse do Nordeste e, sim, um cupim de cozimento impecável.

Apesar de Hervé contestar, a confeitaria é um setor que ele domina como ninguém, e para além da cozinha quente. A sobremesa Figo, Mel e Pólen servida no degustação é excepcional. A fruta, que já não é uma presença comum em cardápios afora, é apresentada em três texturas e enriquecida por pólen de flor e mel de abelhas. Uma vez no Éllo você pode ser fisgado pelo estômago.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Vanessa Lins (@quintopecado)

Mais sobre o chef
Nascido e criado na Bélgica, o chef Hervé Witmeur passou parte da vida na cozinha do restaurante do pai, em Bruxelas. Após estudar gastronomia e atuar em alguns restaurantes locais, embarcou em um intercâmbio para a Austrália junto com a esposa, a educadora Marie.

Na Oceania adquiriu não só um novo idioma, como também peso na bagagem profissional. Vieram ao Brasil pela primeira vez em 2011 para velejar e encantaram-se com o litoral do Piauí. O casal, então, resolveu fixar-se na região, e abriram as casas La Cozinha, em Barra Grande, e Éllo Restaurante, em Jericoacoara.

Mais sobre a fazenda La Reserva 
Fazenda orgânica localizada em Parnaíba, Piauí, focada na produção de super alimentos, como a moringa, a acerola e a cúrcuma. A terra é irrigada pela água do Delta do rio Parnaíba com a incidência solar de 320 dias ao ano.

Graças às técnicas de permacultura, agroecologia e agricultura sintrópica, cultivam a terra de forma sustentável, diversa e produtiva. Por meio dos conhecimentos e práticas de agroflorestamento, hoje a fazenda cultiva uma variedade de frutas, legumes, verduras e temperos sem agrotóxicos, abastecendo restaurantes e comércios da região.

* A jornalista viajou a convite da agência Síbaris

Serviço
Restaurante Éllo
Endereço: Rua São Francisco, Jijoca de Jericoacoara - Ceará
Informações: (88) - 9747-6798
Instagram: @ellorestaurante

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter