Logo Folha de Pernambuco

DRINKS

Kir Royal e a história do drink que ressurge no seriado Emily in Paris

Receita de apenas dois ingredientes reflete a personagem

Série 'Emily em Paris'Série 'Emily em Paris' - Foto: Reprodução/Netflix

A lista dos coquetéis emblemáticos que ressurgiram e viraram tendência nas últimas décadas por serem as bebidas preferidas de grandes personagens de Hollywood, ou de populares séries de streaming e da literatura, é algo que provavelmente puxaria diferentes memórias em cada um; afinal, estes personagens tornaram-se atemporais e até hoje estão rodando o mundo. A Aurora Fine Brands enumerou algumas das bebidas mais cinematográficas e como preparar a Kir Royal, queridinha da Emily, da série da Netflix.

Vesper Martini, das famosas cenas de "James Bond em 007", ou o sucesso do "Cosmopolitan" com a série "Sex & The City", até "O Poderoso Chefão", drinque à base de uísque e licor de amêndoas criado para homenagear o clássico dos cinemas, são alguns dos coquetéis que se tornaram clássicos.  Até Ernest Hemingway, grande escritor que transitava entre a literatura e o cinema tinha o Mojito para chamar de seu.

Agora, a bola da vez está com o Kir Royal, bebida leve, refrescante e adocicada que contém apenas espumante e licor de cassis na receita. A criação original, reza a lenda, era feita era com vinho branco no lugar do espumante, mantendo apenas dois ingredientes na composição.

A história do coquetel começa no século passado, em 1904 na cidade de Dijon -  situada ao leste da França, onde um garçom chamado Faivre resolveu misturar vinho branco com licor de cassis para criar um novo drinque no bar em que trabalhava, o extinto Café George. O nome inicial era Cassis Blanc, que não poderia ter mais a ver com a receita. O Kir Royal surgiu depois que Canon Felix Kir, um político e soldado da Segunda Guerra Mundial bastante popular na região que adorava o coquetel, ajudou a popularizar a bebida até ficar conhecida como o aperitivo do Kir, e com o tempo, passou a se chamado apenas de Kir até se tornar o Kir Royal.

Apesar de fácil reprodução, a mistura simples de dois únicos ingredientes também se demonstrou versátil após Emily, protagonista da série da Netflix interpretada por Lily Collins, preparar a própia versão misturando champagne ao invés de vinho branco. Em uma das cenas, Emily e as amigas passam um dia muito agradável em um dos parques da cidade, acompanhadas de muito Kir Royal para celebrar a demissão do emprego de um dos personagens.

Emily é uma pessoa leve, divertida, mas acima de tudo segura e que sabe o que quer. Se a atriz exala empoderamento feminino durante o seriado,  isso é apenas o reflexo das suas atitudes. E muitas vezes nós somos o que bebemos.

Confira a receita para preparar o Kir Royal:

90 ml de Espumante

10 ml de Creme de Cassis (aqui podemos sugerir Gabriel Boudier ou Jean de Dijon)

 
Modo de preparo

Coloque o creme de cassis na taça e complete com espumante e misture bem. Serva gelado em uma taça de champagne.

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter