Logo Folha de Pernambuco

Culinária Pantaneira

Lançamento: Chef Paulo Machado em ‘Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores’

Livro de 180 páginas traz 65 receitas reunindo os principais pratos da cultura culinária do Pantanal

Bolo Souza ou Chipa FritaBolo Souza ou Chipa Frita - Foto: Arquivo Paulo Machado

A ‘Documenta Pantanal’, responsável por registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza da região mato-grossense, acaba de lançar o livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”, do pesquisador e chef Paulo Machado. Nesse sentido, o título, com 180 páginas, faz um mergulho nas raízes da cozinha pantaneira, apresentando ao leitor 65 receitas selecionadas por Machado e preparadas por ele e outros chefs do Centro-Oeste.

Dividido por temas variados – como “Comidas de Comitiva”, “Comidas de Festa”, “Comidas de Fazenda”, “Comidas da Cidade”, “Comidas do Mercadão” e “Cozinha Indígena”, – o livro, segundo Machado, reúne pratos doces e salgados e começou a ser concebido há quase 15 anos, após um período de estudos e trabalho na Europa. Os textos ficaram por conta de Cristiana Couto e fotos de Luna Garcia.

“Quando voltei, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecer a cozinha regional de cada local. Cheguei com uma vontade ávida de pesquisar a minha gastronomia, da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar. Após dois anos de intensa pesquisa comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma. 

Para exemplificar essa culinária rica em influências as mais variadas – vindas do campo, das áreas alagadas e das aldeias indígenas (das etnias terena e guarani, por exemplo) –, Machado destaca algumas das receitas que ilustram a diversidade de ingredientes utilizados no cotidiano pantaneiro. Entre elas, o Bolo Souza – famosa chipa frita, que é uma das delícias encontradas nas feiras e nos mercados das principais cidades da região –, o revigorante caldo de piranha, a saltenha – uma das deliciosas refeições pantaneiras que chega por meio da influência boliviana –, as iscas de jacaré, o macarrão de comitiva e, entre as sobremesas, os tradicionais doces de abóbora em calda e de leite.

“Este trabalho representa não só uma realização pessoal, mas, também, uma contribuição enquanto preservação e resgate da autêntica cultura gastronômica do Pantanal”, diz o chef. “Em uma época em que o Pantanal está em evidência por um motivo repugnante, como as queimadas, sofrendo as agruras da pior seca dos últimos tempos, lançar este livro evidenciando nossa cultura e registrando saberes de tanto valor nos dá um alento para seguir em frente”, complementa.

Serviço

Livro: "Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores"

Preço: R$ 80

Número de páginas: 180

Formato: 18 x 24 cm

Vendas on-line: www.bei.com.br

 

Veja também

Newsletter