Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Mesmo em casa, fuja dos excessos de comida e bebida

Saiba como se manter saudável e prevenir o efeito desagradável de uma ressaca

Mesmo em casa, a cerveja queridinha dos foliões deve ser consumida com moderaçãoMesmo em casa, a cerveja queridinha dos foliões deve ser consumida com moderação - Foto: Divulgação

Leia também

• Boa alimentação ajuda a ter uma noite de sono tranquila

• Nutrição: mandioca é saúde no prato do dia a dia

• Alimentação ruim e obesidade, as duas faces da má nutrição

Este ano não haverá o Carnaval típico. Nada de subir e descer ladeiras, nem o ir atrás de blocos e trios. Mas muitas pessoas já se programam para assistir lives em casa, o que também pode significar o consumo em excesso de alimentos e bebidas alcoólicas. A oferta facilitada de comidas e drinques aliada à diminuição do esforço físico pode causar efeitos desagradáveis, como a retenção de líquido e a famosa e indesejável ressaca. 
  
“É provável que o exagero de alimentos e de bebidas e a ausência de movimento, limitado pelo Carnaval em casa, possam gerar um ganho de peso, porém o problema não vem apenas da comida, mas também pela ingestão de álcool, que provoca retenção líquida. Então, a dica é manter o equilíbrio em tudo o que for consumir e colocar o corpo para se mexer, dançando ou tomando banho de piscina, por exemplo, que vai ajudar bastante”, comenta a nutricionista Libania Cardoso, da Clínica Mediar. 

Pequenas atitudes, aliás, também ajudam a amenizar os efeitos da al­ta ingestão de álcool. “Tomar uma co­lher de azeite de oliva extra virgem, algumas horas antes do consumo das bebidas, é uma estratégia para diminuir o ritmo de absorção do álcool. Também é indicado sem­pre intercalar um copo de bebida alcoólica com um copo de água ou suco de fruta natural”, completa. 

Segundo a profissional, especia­lista em Nutrição Clínica Funcio­nal, a atenção com o cardápio no período anterior à festa a­ju­da a prevenir as consequências dos possíveis exageros. “No dia que antecede a comemoração é importante fazer todas as refeições principais e lanches e beber bastante água para estar com o corpo bem nutrido e hidratado. Uma alimentação mais natural possível e bem equilibrada com proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais para garantir o equilíbrio de nutrientes e reforçar a imunidade”. Entre as sugestões, peixes e tubérculos, como batata-doce e inhame, além de porções de frutas variadas e fracionadas ao longo do dia.

Ela também dá dicas para o momento de qualquer celebração: “Antes de beber, o ideal é fazer um lanche leve e também ir comendo algo enquanto estiver ingerindo a bebida. Pode ser amendoim, mix de castanhas com frutas secas ou queijos amarelos. Dessa forma, o álcool será processado pelo organismo junto com a comida, diminuindo o ritmo de absorção. Também é bom dar preferência a petiscos que não sejam frituras, porque a fritura sobrecarrega o fígado, que já vai estar sobrecarregado com o álcool”. 

Dentro de casa
A nutricionista Crislene Santos, especialista em Segurança de Alimentos, alerta para os limites do corpo nesta fase. “Momentos residenciais tendem a reduzir a nossa concepção de limite, pois além de nos sentirmos mais seguros em um ambiente particular, o acesso a bebidas e alimentos se torna mais barato. O mais importante é respeitar o limite do seu corpo e não exagerar no consumo”, orienta. Ela também destaca a importância do descanso neste período: “Uma das atividades cruciais nesse tempo é o descanso. Reservar as horas necessárias de sono nos ajuda a repor as energias e retomar o equilíbrio corporal”, destaca.

Como explica a profissional, a ressaca é provocada principalmente pela falta de hidratação do corpo e o excesso no consumo de álcool agrava a desidratação, pois inibe a ação do hormônio antidiurético. “A desidratação causa dor de cabeça na ressaca e diversos incômodos. Por isso, a regra básica é manter o corpo hidratado com muita água, sucos de frutas e água de coco”.

A estudante de Nutrição Monique Barros, amante do Carnaval, sempre soube a importância de manter hábitos saudáveis. “Para garantir a hidratação adequada, aumento o consumo de água e frutas ricas em água, como melancia, melão, maçã, além do coco, para minimizar as perdas durante o dia. Neste período, também procuro consumir alimentos leves, ricos em gorduras boas e manter a hidratação constante, diminuindo o efeito do álcool do organismo”, relembra.

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter