Logo Folha de Pernambuco

Luto

Morre chef mineira Nelsa Trombino, aos 84 anos

Fundadora do restaurante Xapurí estava internada em hospital de Belo Horizonte

Chef mineira Nelsa Trombino faleceu na terça-feira (30)Chef mineira Nelsa Trombino faleceu na terça-feira (30) - Foto: Divulgação

A chef mineira Nelsa Trombino, fundadora e proprietária do tradicional restaurante Xapurí, faleceu na noite da última terça-feira (30), aos 84 anos. Ela deixa três filhos. O velório será realizado no Cerimonial Raja ainda nesta quarta-feira (31), às 16h.

A gastrônoma estava internada no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte. De acordo com amigos e familiares, a causa da morte foi falência nos órgãos vitais, consequência de problemas cardiovasculares.

Sua carreira marcada pela defesa do tradicionalismo na culinária mineira serviu de base para o curta-metragem documental “A Rainha do Tacho”, de Marcelo Wanderley, disponível na plataforma Cumbucca.

“O Xapuri não era somente um famoso restaurante, ali existia a liderança de uma autêntica defensora de receitas, ingredientes e modos de conduzir a tradicional culinária mineira”, disse o diretor em homenagem prestada à cozinheira em sua rede social.
 

Veja também

Newsletter