Logo Folha de Pernambuco

Premiação

Narda Lepes é nomeada Latin America's Best Female Chef 2020

A conhecida cozinheira argentina supervisiona a cozinha do Narda Comedor, defendendo conceitos de produtos vegetais em uma nação que conhecida por ser fã de carne

Formada como Chef em Paris, Narda Lepes está a frente do Narda ComedorFormada como Chef em Paris, Narda Lepes está a frente do Narda Comedor - Foto: Divulgação

O Prêmio Latin America’s Best Female Chef 2020, apresentado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants visa apoiar a inclusão na esfera culinária e ajudar a inspirar as futuras gerações de mulheres na cozinha e além.

Em seu oitavo ano, a premiação anunciou Narda Lepes, ativista de alimentação da Argentina e chef-proprietária do Narda Comedor, é a vencedora do Prêmio Latin America’s Best Female Chef 2020. A seleção é composta por mais de 250 especialistas da indústria de restaurantes e gourmets viajados de toda a região, com um equilíbrio de gênero de 50:50.

O prêmio segue o anúncio de Janaina Rueda como vencedora do American Express Icon Award - Latin America e antecede os anúncios do Miele One to Watch Award em 10 de novembro e o Estrella Damm Chefs’ Choice Award em 17 de novembro. A chef será homenageada na contagem regressiva virtual da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, promovida pela S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 3 de dezembro.

Segundo Narda, o prêmio vem para coroar o trabalho realizado no restaurante. "É uma honra ser eleita Latin America’s Best Female Chef, especialmente em tempos tão difíceis para a indústria", diz Lepes. "Agora, mais do que nunca, precisamos aprender uns com os outros. Tenho orgulho das conexões humanas que temos promovido através do nosso trabalho no Narda Comedor e esperamos continuar a inspirar interação ao longo de refeições verdadeiramente saudáveis", disse.

A chef começou sua carreira em Paris e mais tarde dirigiu dois restaurantes de inspiração japonesa ao retornar a Buenos Aires. Ela fez sua estreia na televisão no El Gourmet, viajando pelo mundo para explorar diferentes culturas através da comida e suas origens - e, mais tarde, como jurada no MasterChef Argentina. Depois de lançar seu próprio show em 2003, ela publicou vários livros, incluindo "Comer y Pasarla Bien", "Ñam Ñam" - um guia para ensinar melhores hábitos alimentares às crianças - e, mais recentemente, em 2020, "201 Tips Para No Comer Como el Or**".

Seu trabalho como autora e apresentadora de TV a levou ao redor do mundo, onde ela reuniu a inspiração culinária para seu restaurante homônimo Narda Comedor em Buenos Aires.

Narda também se destaca com um trabalho inclusivo, onde contrata e treina mulheres com 60 anos ou mais para trabalhar na linha de frente durante o serviço de almoço e convida chefs locais para sua cozinha com o objetivo de promover a comunidade.

Os destaques da casa são os pratos de Lepes, que dão destaque aos vegetais e leguminosas, como couve-flor, cebola e demais legumes. Outro de seus pratos com assinatura é uma cebola com caldo de carne reduzido de 72 horas - uma criação suculenta e saborosa que satisfaz o paladar e é agradável para o estômago

Sobre o prêmio oferecido a Narda, William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: "Com o Latin America’s Best Female Chef Award, celebramos os pioneiros do setor que estabeleceram um novo padrão de excelência gastronômica. O compromisso inabalável de Lepes em defender uma alimentação saudável baseada em vegetais em um espaço inclusivo ajudou a inspirar uma nova onda de apreciação por ingredientes frescos, que continuarão a florescer em toda a região".

Lepes se junta a um seleto grupo de chefs reconhecidas por sua contribuição inestimável para a gastronomia desde o lançamento do Latin America’s 50 Best Restaurants em 2013. As vencedoras anteriores do Latin America’s Best Female Chef Award incluem Carolina Bazán, do Ambrosia no Chile em 2019; Pía León, do Central e Kjolle no Peru em 2018; Leonor Espinosa, do Leo na Colômbia em 2017; Kamilla Seidler do Gustu na Bolívia em 2016; a chef brasileira Roberta Sudbrack em 2015; Elena Reygadas, do Rosetta no México em 2014; e Helena Rizzo, do Maní no Brasil em 2013. Cada uma foi homenageada por seu impacto positivo na gastronomia da região e sua percepção ao redor do mundo.

 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter