Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Nespresso Day reúne profissionais da gastronomia do Grande Recife

Pela primeira vez em Pernambuco, evento debateu o tema "brasilidades na gastronomia", em tarde de trocas de experiências, no restaurante Moendo na Lage

Evento reuniu profissionais do setor gastronômico para troca de experiênciasEvento reuniu profissionais do setor gastronômico para troca de experiências - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A primeira edição do Nespresso Day em Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (6), reuniu chefs, empresários do setor, baristas, sommeliers e profissionais da cadeia produtiva da gastronomia no restaurante Moendo na Laje, localizado em um rooftop no Bairro do Recife. O evento para convidados é promovido pela Nespresso Professional - segmento da marca responsável por soluções em café para negócios - em parceria com o chef Rapha Vasconcellos, que é parceiro da marca na Região. 

Com mediação de Vanessa Lins, editora de gastronomia da Folha de Pernambuco, a mesa redonda teve a participação de Tony Sousa, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Pernambuco (Abrasel-PE) e proprietário do Grupo Cia do Chopp; do gerente comercial B2B da Nespresso, Bruno Manjerona; e do chef Rapha Vasconcellos, parceiro da Nespresso na Região e membro do programa Chefs Club.

O encontro faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela marca nas principais regiões do Brasil para debater a evolução das tendências do mercado, bem como as principais modificações do setor na retomada das operações pós-pandemia. 

“Pernambuco tem se tornado um estado relevante para a Nespresso. Não é à toa que realizamos aqui o Nespresso Day. Esse é o segundo evento fora do eixo Rio-São Paulo (o primeiro foi em Salvador). É um estado onde esperamos crescer em tortno de 25% e com a parceria do chef Rapha Vasconcellos vamos reforçar o compromisso de desenvolver a gastronomia local", destacou Bruno Mangerona, gerente regional da Nespresso.

"O tema foi extremamente importante para a gente poder discutir a nova gastronomia brasileira. A gente vem discutindo tantos elementos e ingredientes brasileiros que a gente usa na cozinha, do nosso pernambuco, do Nordeste, e que a gente precisa trazer mais, voltar às nossas raízes para que a gente possa avançar ainda mais e conhecer a gastronomia brasileira, que é tão rica e vai do Oiapoque ao Chuí”, comenta o chef Rapha Vasconcellos. 

Brasilidade na gastronomia
Nesse primeiro evento no Recife, o Nespresso Day aborda o tema da brasilidade na gastronomia e a contribuição dos chefs de cozinha para a valorização de ingredientes brasileiros, indo além dos clichês, e respondendo à crescente demanda por criatividade e autenticidade na culinária recifense.

"Nada mais brasileiro do que o café. A Nespresso é uma marca que muda o cenário do café localmente e a Folha, através de Sabores e a gastronomia que é algo que a gente valoriza e dá tanta visibilidade dentro dos nossos produtos", comenta Mariana Costa, diretora administrativa da Folha de Pernambuco.

"Compartilhando experiências com protagonistas do setor de alimentação fora do lar é uma oportunidade incrível da gente dividir experiências, aprender tendências e pensar no futuro da alimentação no Brasil", avalia Vanessa Lins, editora de Sabores e Cultura da Folha de Pernambuco.

O Nespresso Day já reuniu, em seis edições, mais de 140 especialistas e empresários do ramo de food service pelo Brasil. Agora, a marca agora traz o evento para Pernambuco com o intuito de debater a gastronomia com os recifenses. 

Sobre Chefs Club Nespresso
Criado em 2023, o programa Chefs Club da Nespresso foi idealizado para promover e destacar a gastronomia regional, dando toda a atenção e reconhecimento para aqueles que merecem: os chefs de cozinha. Com valores, crenças e objetivos semelhantes aos dos chefs participantes, a marca busca gerar conexões inesquecíveis com as pessoas através da comida, sempre acompanhados pelo único e inesquecível café Nespresso.

Sobre Nespresso Professional
Nespresso Professional é o segmento da marca líder em cafés porcionados focado em soluções para negócios. Presente em todas as regiões do Brasil, a linha profissional tem como missão levar um café de alta qualidade sustentável para estabelecimentos comerciais e administrativos de diversos portes, viabilizando uma experiência diferenciada aos seus clientes ou colaboradores.

Ao todo são 14 opções de cápsulas da linha permanente e 3 linhas exclusivas de máquinas, com design sofisticado e alta resistência. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, contando com mais de 400 pontos de coleta no Brasil e oferecendo soluções de logística reversa (SP e RJ) para clientes e o Recycling Car: carro elétrico que coletas cápsulas usadas em rotas pré-determinadas.

Sobre Nestlé Nespresso S/A
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A empresa trabalha em parceria com mais de 150.000 produtores em 18 países, por meio do Programa AAA Sustainable Quality™️, para promover práticas sustentáveis nas fazendas e em seus arredores. Lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a aumentar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo o fornecimento de café de alta qualidade e melhorando os meios de subsistência dos agricultores e suas comunidades.  
  
Em 2022, a Nespresso conquistou a certificação B Corp™️, integrando-se a um movimento internacional de mais de 7.900 empresas orientadas por propósitos que atendem aos mais elevados padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência. 
 
Com sede em Vevey, Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e conta com 14 mil colaboradores. Em 2023, operou com uma rede de 791 Boutiques ao redor do mundo, além de vendas diretas via site, aplicativo, telefone e WhatsApp. Para mais informações, visite o site corporativo oficial.

Sustentabilidade na Nespresso
A Nespresso tem o compromisso de ter uma atuação 360° dentro da economia circular, com iniciativas em várias etapas na sua cadeia de valor, possibilitando mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras durante todo o processo. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e socialmente mais inclusiva.

No início da cadeia, o Programa AAA de Qualidade Sustentável™, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance, estimula a adoção de boas práticas nas fazendas de café parceiras por meio de três pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade. Hoje, 100% do café fornecido para a Nespresso vem de fazendas cadastradas no programa, que leva em consideração parâmetros sociais, ambientais e econômicos como critério de seleção.

Atualmente 150 mil fazendas são parte do Programa AAA de Qualidade Sustentável™ no mundo, sendo mais de 1300 fazendas apenas no Brasil, tornando o país um dos mais importantes dentro das metas de sustentabilidade da empresa. Por meio do programa, a marca oferece assistência técnica aos cafeicultores, como incentivo à produção de cafés sustentáveis, com foco em proteger o seu futuro e das fazendas que o cultivam. 

Além de todas essas iniciativas no campo, a Nespresso é uma das patrocinadoras da iniciativa SP+B, que visa a aceleração de soluções sustentáveis para a cidade de São Paulo. Também tem em prática um robusto programa de logística reversa, garantindo que 100% dos consumidores brasileiros tenham acesso a pontos de coleta de cápsulas, que são enviadas a um centro de reciclagem, onde o alumínio é separado do pó e transformado em matéria-prima para a confecção de novos objetos, como jaquetas, relógios, canivetes, enfeites para árvore de Natal, entre outros. Já a borra do café é enviando ao programa Nespresso Hortas, sendo usado para a compostagem, transformando-se em adubo para o cultivo de hortas orgânicas, com os alimentos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua segurança alimentar. Ainda, o projeto re-love ajuda a dar uma segunda vida para as máquinas de café, diminuindo a geração de resíduos e completando assim a circularidade. 

São inúmeras iniciativas em prática que tem possibilitado à Nespresso apresentar resultados robustos em economia circular. Prova disso é que obteve a pontuação mínima para a conquista da certificação como Empresa B, comprovando o alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca. Ao aderir ao Movimento B, a marca consolida seu compromisso de ter um impacto positivo no mundo, além de estar em uma jornada para se tornar Net Zero até 2035.

Veja também

Newsletter