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Churrasco

O sabor barbecue esteve em alta na indústria alimentícia em todo o mundo

Empresa realizou levantamento na América Latina, Europa, Estados Unidos e APMEA e constatou que o gosto defumado esteve presente 'em tudo'

O caráter defumado do churrasco é apreciado em todo o mundo e tende a se destacar ainda mais em 2022O caráter defumado do churrasco é apreciado em todo o mundo e tende a se destacar ainda mais em 2022 - Foto: Divulgação

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O mundo tascou defumado em tudo em 2021! Basicamente, esse foi o resultado de pesquisa realizada pela empresa Kerry, líder mundial em Taste & Nutrition, que visou identificar o que se destacou no consumo alimentar ao redor do mundo. E o resultado foi... barbecue, ou seja, churrasco.

Cerca de 26 tipos de barbecue, sabores defumados e grelhados foram identificados no levantamento "Taste Charts" da Kerry na América Latina, Europa, APMEA (Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África) e América do Norte. Destes, doze foram considerados "emergentes", enquanto outros cinco constituíam a categoria " tendências em alta". 

Números do churrasco
Segundo o instituto Innova, um em cada sete novos produtos desenvolvidos em todo o mundo é voltado para o sabor barbecue, enquanto na Europa, 43% dos novos lançamentos de alimentos e bebidas em 2021 o tinham como ingrediente. A Ásia tem o maior potencial, com o aumento do lançamento de novos produtos em quase um terço (para 21%) nos últimos cinco anos. 

Mais de 33% de todos os molhos e produtos temperados lançados durante 2016 e 2020 chamam a atenção para o barbecue em seus rótulos, juntamente a 30% dos novos produtos da categoria de snacks. O sabor está agora classificado em terceiro lugar na lista dos melhores sabores de snacks em nível mundial, e em quinto em sabores de carne ("defumado" é o número um). 

Na América Latina, o sabor barbecue cresceu 20% nos lançamentos de produtos este ano, em comparação com 2020. Especialmente a categoria de salgadinhos tem visto o maior número de produtos com este sabor.

"Nossa pesquisa confirma que atualmente os consumidores em todo o mundo buscam pratos, snacks e sabores inspirados em diferentes culturas e, além disso, também demandam experiências autênticas e características de paladar que são fiéis a determinadas regiões de origem", esmiuçou Soumya Nair, diretora global de Insights da Kerry.

"O barbecue pode ser apenas o novo sabor favorito do mundo, e a tendência global que os nossos analistas estão avaliando neste momento mostra que os consumidores estão à procura de novos sabores específicos e variações com inspirações étnicas - tais como coreano, texano ou brasileiro", continua Nair.

 

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