Logo Folha de Pernambuco

VINHO

O sommelier Gustavo Peroni indica vinhos e suas harmonizações para assistir aos jogos do Brasil

Confira os petiscos que combinam com cada bebida para aproveitar bem a copa

Queijos e VinhosQueijos e Vinhos - Foto: Divulgação

Quem disse que o futebol vive só de cerveja? Assistir a uma partida pode ser uma ocasião bem harmonizada com vinho e petiscos clássicos. Pensando nos amantes do fermentado de uva, o sommelier da Cantu Importadora, Gustavo Peroni, selecionou três rótulos leves para serem degustados durante as partidas que estão acontecendo.

“O vinho é democrático, igual ao futebol. Por que não tomar um vinho vendo o jogo? Quando se escolhe o vinho certo que harmoniza com os petiscos como batata frita, polenta frita ou uma tábua de frios, isso faz do momento ainda mais especial. E pode apostar: sempre terá algum amigo que vai pegar uma taça para beber junto”, conta Gustavo.

A primeira dica do sommelier é o rótulo chileno Ventisquero Clasico Carménère. Uma bebida versátil, com aromas frutados e ainda faz a uva Carménère, queridinha dos brasileiros, brilhar em sua essência. Esse vinho não tem nenhuma passagem em barrica de madeira, preservando assim a fruta e o frescor com boa acidez. Além de ser super fácil de beber, o que um jogo de futebol pede, esse rótulo harmoniza super bem com uma tábua de frios e queijos variados.

Já para quem não abre mão de um vinho branco, a sugestão é o argentino San Telmo Chardonnay, que com uma batata, mandioca ou polenta fritas harmoniza muito bem. Como são petiscos fritos, este rótulo é uma boa opção para equilibrar por ser um vinho com ótima acidez, super refrescante e apresenta uma carga aromática frutada, além de ter um ótimo custo benefício.

Para completar as dicas, Gustavo sugere mais um vinho chileno, o Ventisquero Reserva Cabernet Sauvignon. Um rótulo mais encorpado e que harmoniza com carnes vermelhas, como um filé mignon aperitivo. Essa linha tem passagem por barrica de madeira, apresentando aromas extras de baunilha e chocolate que formam um conjunto equilibrado, persistente e muito elegante.

Onde encontrar cada vinho:

Ventisquero Clássico Carménère: Super Adega 

San Telmo Chardonnay: Pão de Açúcar

Ventisquero Reserva Cabernet Sauvignon: Pão de Açúcar

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter