Para refrescar: aprenda a fazer uma panacota de maracujá deliciosa
Chef Lucas Muniz ensina receita vegana de poucos ingredientes
Uma das frutas queridinhas do Nordeste pode ser protagonista de uma receita refrescante. É tempo de maracujá na feira e o ingrediente pode dar um toque cítrico nercessário para uma panacota vegana feita com leite vegetal e pouquíssimos ingredientes. A dica é servir em potes individuais e garantir a sobremesa do final de semana.
Leia também
• Típico italiano: prepare um espaguete ao molho de tomate
• Receita vegana: prepare um cuscuz de couve-flor
Panacota de maracujá
(Por Lucas Muniz e Tulasi Mercado Orgânico)
INGREDIENTES
PARA A PANACOTA
-4 maracujás
-300ml de leite de castanha
-120 de açúcar cristal
-15g de ágar-ágar
PARA A GELEIA
-2 mangas espada
-Polpa do maracujá
-50g de açúcar
-200ml de água
PREPARO
Com ajuda de uma peneira, retire o suco do maracujá. Reserve a polpa. Em fogo médio, leve o suco para uma panela e acrescente açúcar. Mexa bem até levantar fervura. Logo emseguida, acrescente ágar-ágar e mexa um pouco mais. Adicione o leite de castanha e raspas de cumaru ou favo de baunilha (se preferir). Mexa por mais alguns minutos e desligue o fogo. Separe forminhas. Se elas forem de alumínio, unte com um pouco de azeite. Derrame o caldo de maracujá e leve para a geladeira por 15 minutos. É o suficiente para ficar consistente.
Para a geleia de frutas amarelas, leve as mangas cortadas em uma panela em fogo médio. Adicione a polpa do maracujá (com as sementes), açúcar e água. Mexa bem e deixe até as mangas se despedaçarem. Vai se tornar uma geleia cremosa. Desenforme a panacota e acrescente a