Logo Folha de Pernambuco

PIZZA

Dia 10 de julho é Dia da Pizza: conheça origem e curiosidades da receita popular em todo o mundo

Popularizada pelos italianos, receita tem origem na Antiguidade, com egípcios e gregos

Em 10 de julho é comemorado o Dia da PizzaEm 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza - Foto: Divulgação

Itália, especialmente a cidade de Nápole, Nova York e São Paulo são as referência mundiais no preparo e consumos de pizza. 

Aproveitando a chegada de 10 de julho, oficialmente o Dia da Pizza, é bom esclarecer que, apesar de a Itália ser a grande escola de qualidade e estilo da receita à base de massa com farinha de trigo, não foram os italianos os inventores do prato.

Gregos e egípcios, lá na Antiguidade, já faziam discos de farinha temperados com azeite e ervas, assim como os romanos. 

De acordo com o professor de Gastronomia da Wyden, Vithor Giovani, "A pizza moderna, que conhecemos hoje, teve origem em Nápoles na Itália no século XVIII. Foi nessa época que se adicionou o tomate na receita, pois as pessoas mais pobres tinham acesso a esse alimento e, assim, o acrescentavam na pizza”, explica o docente. 

De acordo com a ECD Food Service, o Brasil é o segundo país que mais consome essa comida.

Além da Itália, país responsável pela popularização do prato, os principais países onde a pizza é muito famosa são o Brasil e Estados Unidos, cada um agregando variações de sabores e ingredientes.

O professor Vithor acrescenta, ainda, que outra curiosidade é sobre a pizza marguerita, que leva, além da massa, o tomate, queijo e manjericão.

Ele explica que ela foi criada por Raffaele Esposito, em 1889, em homenagem à rainha Marguerita da Itália, e tinha as cores da bandeira italiana. “A primeira pizzaria conhecida foi a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles, datada de 1830. Ela funciona até hoje”, acrescenta Giovani.

Versátil
Um das melhores qualidades da pizza é a sua versatilidade. Ela combina com praticamente tudo, não variando apenas um quesito - a qualidade da massa. A massa é o 'coração' da receita, precisa ser saborosa e preparda com farinha de boa qualidade, para começar. A variação das coberturas é discussão que varia de país a país, o que importa é agradar.

“Quanto às coberturas, podem ser as tradicionais, como tomate, queijo muçarela, pepperoni e calabresa. Pode ser também mais gourmet com figo, trufas, queijos de cabra, presunto de Parma e etc”, pondera Vithor. Quanto ao molho, ele reforça que pode ser o tradicional molho de tomate, o molho bechamel, prato e até o barbecue", completa o professor. 

Os métodos de cozimento são diversificados também: o tradicional forno à lenha, forno elétrico, forno a gás e até mesmo churrasqueira ou frigideira. 
 

 

 

Veja também

Restaurante Pobre Juan oferece sugestões para celebrações de final de ano
NATAL 2024

Restaurante Pobre Juan oferece sugestões para celebrações de final de ano

Chef Alex Atala revela câncer no olho: "Perdi dois terços da pálpebra, mas estou zerado"
ALEX ATALA

Chef Alex Atala revela câncer no olho: "Perdi dois terços da pálpebra, mas estou zerado"

Newsletter