Logo Folha de Pernambuco

Sabores

Prá Vocês doa coleção de placas para a Fundaj

Restaurante encerrou as atividades em fevereiro passado

Placas eram uma tradição no bar e restaurante no bairro do PinaPlacas eram uma tradição no bar e restaurante no bairro do Pina - Foto: Acervo Prá Vocês/Divulgação

Leia também

• Bares e restaurantes voltam a ter atividades musicais

• Restaurante de Noronha abre delivery no Recife

• Como será o novo restaurante?

Um belo capítulo das tradições do Recife teve fim em fevereiro deste ano com o fechamento do tradicional restaurante Prá Vocês, no bairro do Pina. Em funcionamento desde 1938, o estabelecimento vinha sofrendo intempéries financeiras há algum tempo, segundo o jornalista Luiz Felipe Moura, responsável pela transferência das famosas placas do espaço gastronômico para o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). 

Idealizada há 42 anos pelo jornalista Augusto Boudoux, a coleção surgiu como possibilidade para ampliar o faturamento do lugar. “Ele tinha voltado de Paris e contou que viu as placas de madeira em botequins da capital francesa, o quanto as pessoas comentavam a respeito. Em um almoço foi decidido que a alternativa seria adotada para salvar o restaurante”, recorda Luiz Felipe. A coleção tem 332 placas que homenageiam personalidades locais.  

Em 82 anos de funcionamento, o Prá Vocês recebeu muitas figuras ilustres da Capital pernambucana, como Fernando Freyre (1943-2005), ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e filho do sociólogo Gilberto Freyre, e o saudoso frevista Capiba (1904-1997). 

A escolha da Fundaj para a doação foi acertada entre Luiz Felipe e João Alberto, pelo trabalho de proteção e conservação de acervo e se tratar de uma Instituição que preserva a memória e valoriza o patrimônio artístico, histórico e cultural brasileiro. “É com orgulho que recebemos esse patrimônio da cidade do Recife. As placas denominativas marcam a importância deste reduto, no Pina, para a sociedade do século 20 e evidencia o grande desejo do homem: ser imortal. Essa casa compreende o respeito que presta aos que foram, mas aqui continuam, e, por sua vez, assegura que os que virão não esqueçam da ‘cidade imaginária’ e dos que nela habitaram.”

Curadoria
Como os homenageados eram escolhidos para receber a placa? A cada dois meses, cinco amigos - mais tarde, nove - indicaria alguém à homenagem. “O aval só era dado após a aprovação da comissão julgadora. A primeira delas foi confeccionada, em 1978, com o nome ao empresário George Permann.

 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter