Qual copo ou taça é ideal para cada tipo de drinque? Descubra
Saber escolher o recipiente correto potencializa os sabores e particularidades de cada bebida
Hoje em dia, qualquer apreciador de bebida se depara com uma variedade de tipos de copos. É possível encontrar peças mais alongadas, para doses, achatadas ou com alça, porém, cada formato foi idealizado para servir corretamente um tipo específico de bebida. Para ajudar quem quer aprender a utilidade de cada um deles, Wesley Gazzoni, mixologista da Água Doce, ensina quais copos são os indicados para determinados drinques.
Copo de cachaça
A indicação para consumir os destilados seriam os copos de cachaça. Muitos podem confundir os copos desta bebida com os de shot, que em português significa tiro ou chute, referenciando o consumo do líquido em um só gole, como ele é tipicamente usado. A experiência é a mesma, porém o que diferencia um do outro é o formato do copo, sendo que o de cachaça é reconhecido por ser uma miniatura do famoso copo americano, e de shot, uma versão pequena do long drinque, ambos com 60ml.
Copo On the Rocks
Este copo é muito tradicional para o consumo de whisky. Com a boca larga, baixo e sem alça, esse item é indicado para servir bebidas que geralmente levam gelo. Não exclusivo do whisky, o copo também é indicado para drinques com frutas e outros ingredientes, como as caipirinhas.
Taça Coupette
A taça em um formato de boca larga foi muito famosa quando era usada para servir champagne na corte francesa. Naquela época tinha-se o hábito de molhar biscoito no champagne, por isso ficou conhecida também como a taça “Biscoito”. Atualmente, é usada para servir drinques sem gelo de consumo rápido.
Leia também
• Orfeu Cafés Especiais lança edição comemorativa neste sábado (27)
• Festival da Cerveja Artesanal agita Olinda neste final de semana; programação é gratuita
• Wines of Portugal promove Road Show com degustações de vinhos portugueses
Taça Margarita
Parecida com a anterior, este modelo foi desenvolvido exclusivamente para servir um drinque tipicamente mexicano de mesmo nome que deu origem ao nome da taça “Margarita”. Com um formato de boca larga e o bojo dividido em duas partes, um mais largo e outro estreito, a taça também possui uma haste longa para evitar o contato da mão com o drinque, fazendo a bebida permanecer gelada por mais tempo.
Taça Copa Balon
Também conhecida como taça de Gin, a taça ganhou notoriedade entre os brasileiros recentemente. Parecida com uma taça de vinho, o item possui uma boca larga e um bojo espaçoso, onde permite que os ingredientes tenham bastante espaço para a harmonização de aromas. Além disso, a taça conta com uma haste longa, que impede o drinque de esquentar mais rápido após o contato com a mão do consumidor. Ideal para bebidas
Taça Tulipa
O modelo é muito conhecido dos apreciadores de cervejas pilsen, uma das mais consumidas no mundo. Com um formato alongado, de base e bordas levemente estreitas, o copo é frequentemente confundido com o modelo lager. A taça permite a visualização e apreciação da bebida e favorece a formação da espuma em proporção ideal para consumo.
“Cada bebida tem um copo ideal que permite evidenciar ao máximo as características da bebida e do drinque. Sendo servido em um recipiente correto, a bebida será valorizada, além de permitir uma apresentação adequada, de acordo com o perfil do líquido. Como somos conhecidos por servir diferentes tipos de whisky, gin, cachaças e cervejas, nos preocupamos em oferecer ao cliente a melhor experiência ao consumir suas bebidas preferidas”, comenta Wesley Gazzoni.