Logo Folha de Pernambuco

Gastronomia

Que tal uma receita criativa e com poucos ingredientes? Saiba como fazer o risoto

Risotto MilaneseRisotto Milanese - Foto: Divulgação

Que tal uma receita prática e fora do comum? Nessa missão, a dica é preparar o tradicional risoto, um prato que nasceu na Itália em meados do século 11. O ‘Risotto Milanese’ leva apenas arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão.

 

Mas uma curiosidade diz que o artista Valério di Fiandra, responsável pelos vitrais da Catedral de Milão, colocou açafrão na receita, a fim de estragar o jantar de casamento de sua filha, por ciúmes. A pequena maldade acabou não saindo do jeito que ele esperava, visto que a receita fez muito sucesso no evento, por conta do toque especial do açafrão.

RECEITA
(por Camicado)

Ingredientes:
300 gramas de camarões limpos;
2 xícaras de arroz arbóreo;
Sal a gosto;
Caldo de meio limão;
1 dente de alho picado;
2 colheres de sopa de azeite;
1 fio de azeite para cozinhar o arroz;
Meia cebola picada;
200 ml de vinho branco seco;
1 litro de água fervente;
1 cubo de caldo de legumes;
1 tomate em cubos;
Manjericão fresco a gosto;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de parmesão ralado;

Preparo:
Comece limpando muito bem e temperando os camarões com sal, caldo de limão e alho picado. Dissolva o cubo de caldo de legumes na água fervente e reserve no fogão (o caldo será usado na cocção do arroz e deve estar quente durante todo o processo). 

Em outra panela, resistente a altas temperaturas, coloque o azeite e em seguida os camarões temperados. Refogue o suficiente para cozinhar o camarão e reserve.

Na mesma panela, adicione um fio de azeite e meia cebola picada. Refogue até a cebola começar a ficar translúcida. Acrescente o arroz arbóreo, misture bem e em seguida adicione o vinho, misturando delicadamente até o líquido evaporar. Vá adicionando um pouco do caldo de legumes, dissolvido anteriormente, no arroz, repetindo o processo sempre que o líquido estiver evaporando, até que chegue no ponto de risoto. O grão deve estar al dente, nem muito mole e nem muito duro.

Quando o arroz já estiver no ponto correto, acrescente os camarões refogados, as folhas de manjericão e os cubos de tomate. Misture para incorporar os ingredientes e finalize misturando a manteiga, que deve estar gelada, e o queijo parmesão ralado. 

OBS: O risoto perfeito deve ser servido imediatamente após a finalização, para que a cremosidade e ponto do arroz sejam degustados no momento ideal.

Veja também

Newsletter