Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIZANDO...

Quer economizar no churrasco? Veja dicas de cortes bovinos para o lugar da picanha

Cortes como paleta e cupim estão na lista

Corte de carneCorte de carne - Foto: Pixabay

O churrasco está presente em várias ocasiões, seja para comemorar alguma coisa ou até mesmo para curtir com amigos e família. Mas, com o aumento dos preços das carnes, é importante saber escolher bem para não pesar tanto no bolso e curtir o momento.

O empresário e com 40 anos anos de experiência em churrasco Nilson Pinto aponta alguns cortes bovinos que podem substituir as carnes nobres, como a picanha, além garantir um bom churrasco, diminuir os custos das compras. 

Um deles é a Maminha, localizada na parte inferior da alcatra, ela  apresenta uma capa de gordura fina e macia, por isso, o ideal é ser preservada no preparo. Fazer em estilo Espetinho é uma boa pedida.

Outra é a Ponta de Peito, que fica na parte dianteira do boi, possui uma textura mais firme, mas não deixa de ser um ótimo corte para churrasco.

''Uma dica é embalar no papel celofane, que simula um processo de cozimento em panela de pressão por cerca de duas horas e longe do fogo, garantindo, assim, sabor e maciez. E caso desembalar do celofane a carne ainda não estiver douradinha, retire o papel e a coloque de volta ao fogo só para finalizar', diz Nilson, que comanda o projeto ChurrascoVip.

Nilson PintoNilson Pinto. Foto: Divulgação

Também para cozinhar em fogo alto, corte Miolo de Acém é outra sugestão do empresário, pois, além de rápido cozimento, é saboroso e tem uma boa quantidade de gordura, garantindo muita suculência.

Paleta também está na lista, o empresário recomenda fogo forte, já que a cocção da carne é rápida na grelha. Uma recomedação é deixar a membrana que fica no meio da carne

O Cupim fecha a lista. ''Uma carne com bastante gordura entremeada, o que garante um sabor único. Minha maneira favorita de fazer cupim na churrasqueira é fazendo beefs bem fininhos e temperado com sal. Em minha opinião, não é necessário manteiga, uma vez que a quantidade de gordura natural já garante bastante sabor e maciez'', conclui o empresário.

Veja também

Newsletter