Logo Folha de Pernambuco

Gastronomia

Restaurante Chica Pitanga reabre com novidades no cardápio

Após período de reformas, casa localizada na Zona Sul do Recife oferece menu assinado pelo chef Claudemir Barros

Bacalhau confitBacalhau confit - Foto: Divulgação

A nova fachada do restaurante Chica Pitanga adianta que a casa passou por reformas profundas. Do lado de fora, a estrutura inaugurada em 1995, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, está mais imponente e conectada aos dias de hoje. É o primeiro convite para uma experiência gastrô regada a memórias afetivas.

 

O salão aumentou generosamente de tamanho. A estrutura, que antes somava mais de 
600 metros quadrados, agora ultrapassa mil. Espaçoso, confortável e com serviço a postos, o ambiente recebe a produção da cozinha, que ganhou a consultoria do chef Claudemir Barros - sempre atento à valorização dos insumos locais.

Com esse aporte gastronômico, o Chica Pitanga ganha corpo também no serviço à la carte. Vale lembrar que a casa sempre foi reconhecida pela oferta do bufê, sendo premiada pela revista Veja como “O Melhor Self-Service” da cidade. Nesse sentido, a proposta segue firme, na hora do almoço, nas produções luso-pernambucanas, sobremesas e tortas finas. No jantar, é a hora do cardápio de Claudemir, inspirado na história da família que conduz o Chica, ganhar espaço entre o público.  
 

Reviravoltas portuguesas na opção de entrada Reviravoltas portuguesas na opção de entrada (Foto: Divulgação)

Experiência gastrô 
Mesmo com as revisões na cozinha, a identidade da casa se mantém presente em cada produção. É assim na opção de entrada, com carpaccio de coalho bruleé, tomate confit com geléia de pitanga, castanha de caju e pizza branca. Tão marcante quanto o bolinho de bacalhau (reviravoltas portuguesas) com ragu de tomate e tapenade de azeitonas. 

Entre os principais, está a pescada com crosta de amendoim, mais risoto de jerimum ao molho cítrico de pitanga. Também o bacalhau confit com brócolis, tomate casse, azeitonas, palmito e cebolas caramelizadas, com arroz de espinafre. Todos esses, aliás, podem harmonizar muito bem com vinho branco. Já a costela suína ao barbecue, batatas rústicas e chucrute revela um prato robusto, pedindo uma taça de tinto. 
Para a sobremesa, cheesecake com geleia de pitanga e praliné de castanha de caju, além de uma versão de  de cartola servida com sorvete de canela.

Serviço:
Endereço: rua Petrolina, 19, Boa Viagem, Recife
Instagram
Site: aqui

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter