Logo Folha de Pernambuco

Gastronomia

Rota Sabores do Centro celebra o aniversário da cidade do Recife com pratos exclusivos

Prefeitura do Recife mobilizou 41 restaurantes, bares e cafés para criarem pratos especiais até domingo (17), em alusão ao aniversário de 487 anos da capital pernambucana

Restaurante Leite, o mais antigo em atividade no Brasil, está no roteiroRestaurante Leite, o mais antigo em atividade no Brasil, está no roteiro - Foto: André Rêgo Barros/Arquivo Folha de Pernambuco

As comemorações do aniversário de 487 anos do Recife incluem experiências sensoriais e gastronômicas como o projeto“Sabores do Centro”, idealizado pelo Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, em parceria com 41 restaurantes, bares e cafés do centro, que criaram pratos especiais para seus cardápios em homenagem à cidade, disponíveis até domingo (17).

Entre os participantes, o Restaurante Leite, o mais antigo do Brasil, criou a Garoupa à Recife, enquanto que o Teatro Mamulengo, na rua da Guia, fez o prato Camarão Rei, uma homenagem a Reginaldo Rossi. Serão servidos pratos como o Risoto Mameluco, do Armazém Rio Branco; Aurora dos Meus Sonhos, da Bodega do Véio; Camarão Capibaribe, do Poeta; Ponte Giratória, da Venda Bom Jesus; Bem-vindo à Recife; de Lana Bolo de Rolo; e outros nomes relacionados à cultura local. 

O Frege colocou no cardápio o prato “Recife Encantos Mil”, o Café do Mercado, localizado na rua das Calçadas, assina o Bauru Recife. Já a sorveteria Frisabor criou um picolé com dois sabores: cajá e pitanga, tipo saia e blusa, uma edição limitada exclusiva para o aniversário do Recife para o qual foram produzidos, inicialmente, 10 mil picolés. O proprietário da FriSabor, Gustavo Neves, disse que a ideia foi contemplar o Recife com sabores refrescantes e muito apreciados pelos recifenses. “Recife faz 487 anos e a empresa participa dessa história há 67 anos”, disse Neves.

Para a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, essas ativações e experiências gastronômicas dinamizam a economia do centro. “Essa é uma ativação em que os empreendimentos colaboram para movimentar o centro da cidade. É uma ação de pertencimento e experiência sensorial, onde os restaurantes, bares e cafés participam desenvolvendo uma cozinha afetiva e cultural, com a qual a população se identifica, além de aguçar a curiosidade sobre os nomes criativos com os quais são batizados os pratos”, disse Ana Paula.

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter