Irresistível: saiba como fazer o típico cuscuz nordestino com queijo e charque
A editoria Sabores preparou um conteúdo especial com os segredinhos de uma receita fácil e deliciosa apresentada pela chef Adriana Santos
Neste Dia do Nordestino (8 de outubro), a editoria Sabores preparou um conteúdo especial com os segredinhos de uma receita fácil e deliciosa de cuscuz nordestino apresentada pela chef Adriana Santos, proprietária do Terraço Gouter (@terracogouter) e do Gouter Buffet (@gouterbuffet).
Além da receita, já está no ar uma matéria completa com a origem e a história do cuscuz, desde sua criação, no norte da África, até a mesa dos nordestinos como símbolo da nossa gastronomia e afetividade.
Os detalhes da receita estão abaixo, tome nota!
Leia também
• Dia do Nordestino: conheça a história do cuscuz, um dos alimentos que mais simbolizam o Nordeste
• Suflê saudável de abobrinha e cenoura é opção para variar o cardápio; aprenda a fazer
• Geleia de manga com maracujá: aprenda a preparar esse doce prático e delicioso
Cuscuz nordestino
(Por chef Adriana Santos)
Ingredientes:
1 xicara de flocão de milho
1/2 xicara de água
Charque desfiada a gosto
Queijo coalho a gosto
Sal e coentro a gosto
Modo de preparo:
Em um prato, adicione uma xícara e meia de flocão a meia xícara de água e uma pitada de sal. Misture com a mão até hidratar a massa e deixe descansar por 5 minutos. Cubra metade da cuscuzeira com a mistura, recheie com queijo coalho e charque, e cubra com cuscuz. Leve ao fogo para cozinhar. Quando começar a levantar vapor, conte 40 segundos, abra a tampa, coloque água na tampa da cuscuzeira e molhe o cuscuz. Feche a tampa, aguarde uns segundos e depois sirva com os seus acompanhamentos preferidos.