Logo Folha de Pernambuco

Nutrição

Saúde e bem-estar em 2022: confira dicas de bons hábitos alimentares

Nutricionista ensina caminhos para uma alimentação saudável

Ingestão de águaIngestão de água - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para compreender a busca das pessoas por hábitos saudáveis, uma recente pesquisa mundial concluiu que o bem-estar e saúde será uma prioridade em 2022 e no Brasil, uma grande tendência. Para colaborar com essa meta, o caderno Sabores consultou uma especialista em Nutrição que ofereceu dicas para melhorar a saúde do corpo e da mente através de boas práticas alimentares.

A Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar, ouviu 14.506 pessoa, entre 18 e 69 anos no Brasil, Austrália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Suécia, França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, China, África do Sul e Índia.

Entre os brasileiros, um dado chamou atenção: 91% dos entrevistados estão focados em manter ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%, indicando um maior interesse pelo tema no País. O contexto da pandemia do coronavírus fez com que 21% dos brasileiros desejassem um estilo de vida mais equilibrado e percebessem que a falta de exercício pode ser prejudicial à saúde. 

“Houve uma corrida em busca de alternativas para ter um estilo de vida mais adequado e mais preparado para esse momento. Então, a perda de peso tem sido uma tendência. A redução do estresse, a busca por alimentos que reforçam a imunidade. É um conjunto de comportamentos que a gente vem observando”, avalia a nutricionista Helen Lima.

Saúde como prioridade
Entre os principais motivos apontados pelos brasileiros para buscarem hábitos saudáveis são: querem melhorar a saúde física (65%), buscam melhorar a saúde mental e emocional (63%), procuram melhorar a autoestima e confiança (56%) e consideram o cuidado com a saúde e bem-estar um facilitador para a vida cotidiana (44%).

Dicas de alimentação 
Um conjunto de medidas são importantes para auxiliar a condição de saúde, pois a nutrição faz parte de um equilíbrio da saúde em geral. “É a alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas e todo o equilíbrio das taxas sanguíneas, seja ela glicemia, colesterol, triglicerídeo. É um conjunto”, destaca Helen Lima, alertando para o estresse como fator que pode interferir nesse equilíbrio. 

A especialista recomenda a redução do consumo de sódio, a ingestão de agua na proporção adequada, a redução do consumo das gorduras que não são boas, a exemplo das frituras de um modo geral. Ela orienta, ainda, o consumo maior de frutas e verduras, a redução do consumo de alimentos fontes de carboidrato simples, como o fubá e trigo, que são processados e estão nas bolachas e pães em grande quantidade.

Além disso, outra dica importante é não pular refeições. “Se você faz jejuns muito prolongados, tem uma tendência de, no horário seguinte ao que você pulou, consumir em grande volume e ultrapassar sua necessidade”, alerta.

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter