Logo Folha de Pernambuco

SEMANA DO CHÁ

Semana da Cultura do Chá no Brasil confirma presença em Pernambuco; confira os detalhes

O coordenador regional do evento, que acontece entre 29 de julho e 4 de agosto em todo o País, fala sobre expectativas

Paulo Leite, cooordenador regional, e a esposa Mariana Meira, são idealizadores de marcas de chás e infusõesPaulo Leite, cooordenador regional, e a esposa Mariana Meira, são idealizadores de marcas de chás e infusões - Foto: Divulgação

Promovendo a cultura e história do chá no território brasileiro, a Semana da Cultura do Chá no Brasil confirmou a presença do estado de Pernambuco na sua programação gratuita que vai se estender a formatos digital e presencial.

A segunda edição do evento acontece neste ano, entre 29 de julho e 4 de agosto, percorrendo todo o País proporcionando workshops, cursos, promoções, degustações e ações especiais promovidas por marcas de chás e infusões. 
   
Paulo Leite, empresário e coordenador regional, afirma que os pernambucanos estão descobrindo o potencial do chá e que os favoritos são o chá verde japonês - muito procurado pela indicação de médicos e nutricionistas -, o chá preto e a infusão de erva-mate tostada, com destaque no consumo gelado.
 

Formar público mais crítico
Segundo Paulo, ainda existe uma confusão por parte do consumidor para diferenciar chás e infusões e é preciso educar o público para que boas escolhas sejam feitas em termos de qualidade. Os eventos da Semana serão importantes para elucidar questões como, por exemplo, o uso de aromatizantes artificiais, a importância do armazenamento, diferenças entre sachês, fomentando consumidores mais exigentes.

''Há um equívoco curioso quando falamos de chá. A maioria das pessoas relaciona a bebida diretamente ao preparo quente, mas o consumo gelado é alto''. Além disso, Paulo cita que há um mito sobre o produto não dar certo em regiões quentes, mas o consumo vai muito além.

''Existe uma memória relacionada a benefícios medicinais, mas há grupos que gostam do sabor, do ritual, lembranças de viagens, lembranças de momentos especiais e que consomem majoritariamente em suas casas. O desafio dos especialistas em chás é oferecer no comércio opções menos artificiais e de categorias diferentes, com preços e margens competitivas e isso requer muita perseverança para fazer um trabalho educacional e sensorial efetivo'', diz.

Para ele, a Semana do Chá ganha importância extra além do alcance na comunidade. É uma oportunidade de conexão que também pode gerar parcerias e boas negociações, impulsionando a economia do setor.

Pernambuco se destaca por boas opções de locais especializados
Paulo conta que o chá vem encontrando seu espaço entre públicos de cafeterias e gastronomia em geral, por isso, negócios em Pernambuco têm incluído a bebida de qualidade em seus cardápios.

''Em Recife, temos a Teashop, a Tea One - com foco nas opções geladas com bubbles -, The Coffee, marcas autorais como a Viva Lia com chás e incensos, Kãfa e nossa marca, O Chá da Casa, já presente em casas como SoLo, Kaffe, Borsoi, Celeste Café, Motche, CoffeeCube, Manu Tenório Culinária Saudável, Sorveteria Jazzlato, Motche Restô, Furdunço Café, Tutto Qui e Entre Vinhos'', cita, lembrando também das cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão, com as cafeterias Bendito Grão e Amor por Café.

A programação em Pernambuco da Semana da Cultura do Chá no Brasil ainda está sendo definida e em breve será divulgada no site oficial da Semana do Chá 

Serviço
Semana da Cultura do Chá no Brasil 2024

Quando: 29 de julho a 4 de agosto
Atividades presenciais e online
Informações: @semanadocha 

Veja também

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 
aniversário

Nannai celebra 4 anos em Noronha com jantar harmonizado e brinde com Veuve Clicquot 

Pizzaria Ôpa tem produção de massa de fermentação natural no meio da Serra da Mantiqueira
Campos do Jordão

Pizzaria Ôpa tem produção de massa de fermentação natural no meio da Serra da Mantiqueira

Newsletter