Logo Folha de Pernambuco

GASTRONOMIA

Pablo Rivero, do Don Julio, recebe prêmio de Sommelier do Ano pelo The World's 50 Best Restaurants

Pablo é argentino e sócio-fundador do Don Julio Parrilla, em Buenos Aires, restaurante que ocupa a 10ª posição entre os melhores do mundo

Pablo Rivero, sócio-fundador do Don Julio ParrillaPablo Rivero, sócio-fundador do Don Julio Parrilla - Foto: Divulgação

Pablo Rivero, sócio-fundador do Don Julio Parrila, em Buenos Aires, recebeu a premiação do The World's 50 Best 2024 como Sommelier do Ano, em cerimônia realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no início deste mês de junho.

O argentino, à frente do Don Julio - que acumula duas estrelas Michelin (uma vermelha e uma verde) e figura na 10ª posição entre os 50 melhores do mundo - também teve o espaço agraciado em ranking internacional no World's 101 Best Steak Restaurant e pelo segundo ano consecutivo, como Melhor Restaurante de Carnes do Mundo.

“Certamente é um trabalho árduo, mas muito gratificante“, ao justificar sua paixão pela gastronomia e acreditar ser responsável pela felicidade das pessoas quando estão no restaurante.

O Don Julio também é conhecido pela hospitalidade, fato que levou o espaço, em 2018, a ganhar o "Art of Hospitality Award no Latin America's 50 Best Restaurants", em razão do serviço de sala comandado por Valeria Mesones.

 

Dedicação pessoal
Conhecido por ser perfeccionista, Pablo se dedica pessoalmente à seleção dos rótulos que vão para a adega do DJ - aproximadamente 14 mil, todos produzidos no seu país natal. 

Para além de malbecs, Rivero garimpa muito além dos malbecs: seu acervo engloba castas distintas e terroirs diversos distribuídos por todo o seu país natal.

Sommelier e também empresário do setor hoteleiro, Pablo Jesús Rivero é natural de Rosário, cidade onde nasceu.

Neto de açougueiro e filho de fazendeiro, ele morou com a família no bairro de Palermo, em Buenos Aires - residindo acima do que atualmente é o restaurante.

Don Julio fica em um casarão no bairro de Palermo | Crédito: Vanessa Lins/Cortesia

À frente do espaço desde 1999, Pablo assumiu o propósito de levar a experiência da parrilla, traço identitário marcantes das raízes culturais argentinas. 

Gados criados ao ar livre
Acerca  da cozinha do Don Julio e sob o comando de Guido Tassi, especialistas em charcutaria, o espaço trabalha com gados das raças Aberdeen Angus e Hereford - criado no interior de Buenos Aires, ao ar livre e alimentado com pastagens naturais, sem fertilizantes, pesticidas ou herbicidas.

Também fica a cargo de Pablo um projeto de pecuária regenerativa, cuidando dessa forma para que tudo no gado seja aproveitado e que sua criação e sistemas de produção gerem um menor impacto ao meio-ambiente.

"Nosso objetivo é que o comensal saboreie o genuíno e o natural, que acreditamos ser o novo luxo. Cada corte servido no restaurante passa por um processo de maturação de ao menos 21 dias, respeitando as reações organolépticas de cada parte, para proporcionar mais maciez e sabor, sem transformar os sabores primários do animal local", explica o empresário.

No cardápio, quase todas as partes bovinas têm espaço, de mollejas ao tradicionais ojo de bife, entraña, bife de cuadril, chorizo, asado de tira e vazio, que chegam à mesa em cortes altos e com tempo de cocção perfeito nas grelhas instaladas na cozinha aberta para o salão.

Horta Comunitária 
Localizada há poucos metros do restaurante, Pablo cultiva a horta Luna de Enfrente, uma das fontes de abastecimento de sua cozinha.

De uma variedade de tomates a abóbora e aipo, além de couve-flor e alho-poró, entre outras opções, o cultivo da horta é feita por produtores locais de maneira biodinâmica e com atividades administradas pelo calendário lunar.
 

El Preferido
Além do Don Julio, Pablo Rivero comanda ainda o restaurante El Preferido de Palermo, localizado em Palermo e dedicado à cozinha portenha contemporânea.

O restaurante se pauta por ingredientes sazonais, com foco no produto e em pratos clássicos, com destaque para o menu de embutidos artesanais, empanadas, assados e milanesas.

Condecorada com a estrela verde pelo Guia Michelin, a casa foi inaugurada em 2019 como ponto gastronômico que ocupa um imóvel histórico que, desde 1952, abrigou armazém, bar e restaurante.

 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter