Logo Folha de Pernambuco

VERÃO

Sorvete e gelato: você sabe qual a diferença entre as sobremesas? Confere aqui

Tipos de ingrediente e temperatura variam de acordo com o tipo do gelado

Verão pede sorvete!Verão pede sorvete! - Foto: Soft/Divculgação

Leia também

• Qual copo ou taça é ideal para cada tipo de drinque? Descubra

• No Dia Mundial do Café, prepare um drinque falso com a bebida

Muito se fala de sorvete quando estamos em pleno verão, período cujas tempertauras são as mais elevadas do ano. 

Como se sabe ainda, a cada ano que passa as condições climáticas ficam mais extremas e todo verão seguinte consegue bater temperaturas cada vez mais altas. 

De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), existem mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos somento no Brasil, e dentre estas, estima-se que 10% são gelaterias artesanais.

Nesse âmbito, um questionamento sempre surge, bastante comum. Qual a diferença entre sorvete e gelato? 

“A grande maioria dos sorvetes é constituída de ingredientes básicos como leite, açúcar, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. É realizada uma mistura desses ingredientes, chamada de calda, que é pasteurizada, homogeneizada e congelada. No processo de congelamento, é onde ocorre a incorporação do ar, com objetivo de deixar o produto mais leve e macio”, explica Matheus Krauze, sócio proprietário da rede de gelatos artesanais SOFT.

Segundo Krauze, as principais diferenças entre os dois tipos de sorvete (lembrando que o termo gelato é literalmente sorvete em português) estão na forma de preparo. 

“Ao contrário dos sorvetes tradicionais, que utilizam gorduras vegetais como óleo de coco, palma e girassol, o gelato italiano utiliza a gordura animal na sua produção: leite integral, creme de leite, nata e/ou manteiga”, complementa Matheus. 

Os insumos utilizados no gelato também são naturais, e não há adição de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, como no sorvete tradicional. 

“Por conter ingredientes naturais, o prazo de validade do gelato é mais curto que o do sorvete. Também por esse motivo, as gelaterias possuem a cozinha de produção anexada à loja, garantindo que o produto esteja sempre fresco”, elucida o empresário.

Padrões brasileiros
A legislação brasileira não considera diferenciais entre ingredientes ou qualidade, por isso surgem termos mercadológicos criados para categorizar produtos de maior qualidade, que utilizam processos, ingredientes e equipamentos diferenciados na produção. 

“No caso de hamburguerias o termo escolhido foi o gourmet. No caso do sorvete, gelato, que é a tradução literal em italiano da palavra sorvete", explica Matheus. Esta nova categoria de mercado só surgiu no Brasil a partir da década de 1990, quando começaram a emergir sorveterias artesanais, que produziam sorvetes com ingredientes frescos e selecionados.

Outro diferencial entre as sobremesas é a temperatura em que são servidas. Enquanto o sorvete tradicional fica a - 20°, tanto no supermercado quanto no freezer da casa do consumidor, o gelato é servido a - 13°. 

“A temperatura de serviço é inversamente proporcional à quantidade de gordura e açúcar que precisa ser adicionado. Quanto mais frio, menor é a percepção de sabor, portanto é necessário adicionar mais ingredientes saborizantes. A gordura e açúcar também tem poder anticongelamento na mistura: quanto mais fria a temperatura, mais gordura e açúcar é necessário para deixar o sorvete cremoso. Portanto, o gelato tende a ser mais saudável do que o sorvete de massa”, argumenta Matheus.

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter