Drinque

Uísque: bebida deve ganhar mais espaço na coquetelaria; saiba como

Doses de uísque premium prometem fazer parte da maioria dos drinques de bares e restaurantes, segundo especialista

Drinque com uísqueDrinque com uísque - Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco


O uísque de alto padrão deverá circular mais entre clientes de bares e restaurantes nos próximos meses. Pelo menos essa é a projeção do mixologista Dilton Sales ao falar de um segmento em plena ascensão na coquetelaria brasileira.
 

O produto deve compor a tendência dos consumidores que não querem ficar apenas na dose da bebida, tradicionalmente tomada pura, mas também acrescida a um drinque. 

“Além do processo para fazer um uísque premium, que será um dos principais motores de crescimento para a categoria geral de destilados, os consumidores mais jovens e da geração Z também tendem a experimentar novas categorias”, explica o mixologista.

A projeção de Dilton compõe um levantamento feito pelo grupo Parceiros do BCB, iniciativa criada pelo BCB São Paulo, que é um evento para profissionais do mercado de bares e bebidas, com o objetivo de impulsionar temas, discutir técnicas e inovações.

 

Além de uísque
A análise inclui, ainda, a tendência para o visual dos drinques. O chamado "menos é mais" promete vir com tudo, segundo o mixologista João Morandi. 

Isso está muito ligado a estudos de neurogastronomia - ciência que tem por estudo ontológico a maneira como o cérebro cria sabores e porque isso é importante - que mostra a percepção de que todos os nossos sentidos cooperam para a formação do sabor.



“Podemos perceber e lançar mão de diversos estratagemas para atingir resultados satisfatórios: belos copos e taças, gelos translúcidos de diferentes formatos e texturas, decorações aromáticas e elegantes e líquidos com colorações que abrem o apetite e chamam a atenção”, diz Morandi.



Gestão
O campeão brasileiro do concurso da Bacardi, mixologista e consultor técnico Tom Oliveira diz que temas de gestão estão em alta.

“Sustentabilidade dentro dos bares, por exemplo, é mais do que necessário. Como minimizar processos? Como são realizados os descartes da maneira ideal? É preciso desenvolver treinamentos pontuais com a equipe do bar. Outro tema importante é sobre a jornada de trabalho dos profissionais”, explica Oliveira.

Veja também

Menus exclusivos e kits Dia das Crianças são opções para o paladar dos pequenos
DIA DAS CRIANÇAS

Menus exclusivos e kits Dia das Crianças são opções para o paladar dos pequenos

Restaurante Benedita, do chef Dário Costa, completa dois anos em Fernando de Noronha
FERNANDO DE NORONHA

Restaurante Benedita, do chef Dário Costa, completa dois anos em Fernando de Noronha

Newsletter