Um cardápio que faz bem para a saúde dos olhos
Conheça os nutrientes responsáveis pela saúde ocular
Com o aporte certo de nutrientes, é possível reduzir o risco de doenças oculares comuns com o passar do tempo. Para isso, a sugestão dos profissionais de saúde é consumir alimentos pobres em gorduras saturadas e investir em frutas, vegetais e grãos integrais. A lista da Academia Americana de Oftalmologia inclui algumas opções. Confira:
Vegetais de folhas verde-escuras
São fonte de luteína e zeaxantina, relacionadas à vitamina A e betacaroteno. Estes nutrientes ajudam a proteger os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar e reduzir o risco de alterações visuais relacionadas ao envelhecimento.
Batata-doce
Esse tubérculo é fonte de betacaroteno. O organismo converte betacaroteno em vitamina A, que ajuda a prevenir olhos secos, cegueira noturna e infecções oculares. Outras fontes de betacaroteno são alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, manga e gema de ovo.
Leia também
• Nutrição: mandioca é saúde no prato do dia a dia
• Pesquisa mostra correlação entre desnutrição materna e microcefalia
• Alimentação ruim e obesidade, as duas faces da má nutrição
Morango
morangos frescos são bons para os olhos porque contêm bastante vitamina C, que é um antioxidante que ajudar a diminuir o risco de catarata. Outros alimentos ricos em vitamina C são, brócolis, laranja, tangerina e melão.
Salmão
E fonte de ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório natural benéficos para a saúde ocular. O salmão também é fonte de vitamina D, que ajudar a proteger contra a degeneração macular. A vit. D também pode ser encontrada em sardinha, leite além da exposição solar.
Chá Verde
contém substâncias saudáveis chamadas catequinas, responsáveis por suas propriedades antioxidantes. Outros alimentos ricos em catequinas incluem vinho tinto, chocolate, frutas e maçãs.