Logo Folha de Pernambuco

Alimentação

Veganismo vem ganhando espaço entre a população

A alimentação é baseada em verduras, legumes e frutas livres de agrotóxicos e produzidos de maneira sustentável

No Recife, 16% da população se declara adepta ao veganismoNo Recife, 16% da população se declara adepta ao veganismo - Foto: Pexels

O Brasil é um dos países que mais consome carne no mundo.  Entretanto, com a pandemia e a alta no preço do produto, boa parte dos brasilieros reduziram o consumo. 

Além disso, um fator que também colaborou para a redução foi o interesse crescente por pautas ligadas ao vegetarianismo e ao veganismo. 

A alimentação, que é mais baseada em verduras, legumes e frutas livres de agrotóxicos e produzidos de maneira sustentável, está ganhando cada vez mais espaço nos lares.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os adeptos da alimentação vegetariana somam 30 milhões no Brasil.

A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos. Ainda de acordo com o levantamento, na Região Metropolitana do Recife, 16% da população se declara adepta ao veganismo.

Considerado um sistema alimentar, o Veganismo exclui da alimentação quaisquer produtos de origem animal, além de adotar o não consumo de produtos que possuem em sua origem e fabricação ingredientes de origem animal.

Atualmente, o mercado vegano vem conquistando espaço no país e no mundo, com muitas opções de alimentos e produtos.

“Na procura de produtos sem derivados do leite, os alimentos relacionados ao veganismo são ótimas opções para compor a dieta de pessoas intolerantes à lactose. No Brasil, existem mais de 3.500 estabelecimentos que oferecem pelo menos uma opção vegana no cardápio. Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Fabiana Freire.

Ainda segundo a especialista, a alimentação vegana traz benefícios à saúde como a redução dos níveis de colesterol. Mas, é necessário buscar acompamento de um nutricionista. 

 

Veja também

Newsletter