Logo Folha de Pernambuco

Gastronomia

Veja dicas de harmonização com vinho tinto e pratos quentes

A depender da uva, é possível melhorar a experiência à mesa

VinhoVinho - Foto: Léo Malafaia / Folha de Pernambuco/arquivo

Uma das bebidas mais consumidas nos dias de frios é o vinho. Especialmente o tinto. Em geral, a pedida cai bem com pratos quentes, como fondue, caldos, carnes e massas. E se você tem alguma dúvida de como fazer a melhor combinação de acordo com a uva, veja algumas dicas que podem te ajudar.


Cabernet Sauvignon
São vinhos de características fortes, com tanino acentuado. Combina com carnes vermelhas gordurosas, risotos e massas com molhos vermelhos.

Sangiovese 
Uma taça de Sangiovese pode ser harmonizada com massas, preferencialmente ao molho vermelho, carnes e com queijos maduros. Esse é um vinho que traz frescor caraterístico, aroma frutado de cereja e frutas vermelhas.

Tempranillo 
A uva cai bem com carnes vermelhas, como os ensopados, ou algum tipo de carne assada. Na boca é uma bebida de boa persistência e de seu sabor agradável.

Carménère
Resulta em uma bebida de sabor aveludado, podendo apresentar notas de baunilha e chocolate. Assim como acontece com Cabernet Sauvignon, pode combinar com carnes e molhos vermelhos. 

Malbec 
Possui taninos suaves, deixando sabor doce ao final, com notas leves e discretas de baunilha. Pode ser harmonizado com pratos com carne e queijo.
 

 

 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter