Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Veja dicas de lanches saudáveis para as crianças nas férias

Nutricionista sugere opções que podem substituir os doces e guloseimas

Fruta é item importante no lancheFruta é item importante no lanche - Foto: Divulgação

Quem tem filho pequeno sabe que o mês de janeiro é uma época que foge da rotina. O período de férias permite as crianças a fugirem um pouco da alimentação saudável, dando mais espaço para doces e outras guloseimas. No entanto, a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Pitágoras, Renata Leão, destaca que é importante incluir lanches saudáveis na alimentação para promover o crescimento saudável e prevenir a obesidade infantil, mantendo a imunidade em alta e contribuindo assim para uma boa qualidade de vida desde a infância.

 


Fazer essa adaptação é um desafio. A nutricionista ressalta que uma boa dica é deixar a criança participar da escolha e montagem dos lanches. “Outra dica é a importância de variar. Quanto mais colorido for o prato e mais variado os alimentos, a criança tem maior chance de aceitar o lanche”, pontua a profissional da saúde. Para ajudar no lanchinho saudável, a nutricionista traz três opções de dar água na boca. Confira:


Frutas no palito
Para deixar esse momento mais prazeroso para os pequenos, vale usar a criatividade na alimentação. Para instigá-los a se interessar pelas frutas, que tal convidá-los para montar espetinhos? Corte frutas diferentes no formato de bichinho ou figuras, perfeitas para comer brincando!

Sanduíche de atum
É o tipo de receita que leva poucos ingredientes e pode ser preparada de última hora como lanche de férias para a crianças. Basta preparar um patê de atum e rechear o pão de sua preferência, seja francês ou de forma. Para o patê, utilize uma lata de atum para duas colheres de sopa de maionese (é possível adicionar mais ou menos, de acordo com a preferência). Uma dica é acrescentar legumes, como cenoura ralada e salsinha picada, para o lanche ficar mais nutritivo.

Tapioca
A tapioca é feita a partir da mandioca, não possui gordura nem glúten e apresenta baixíssimo teor de sódio. Além disso, é possível recheá-la de diversas formas diferentes, incluindo recheios salgados (queijo, frango desfiado, carne moída, peito de peru).

 

 

Veja também

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro
50 BEST 2024

50 Best: Ranking vai revelar os 50 melhores restaurantes da América Latina, no Rio de Janeiro

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem
ENCERRAMENTO

Festival Bar em Bar encerra edição com evento aberto em Boa Viagem

Newsletter