Logo Folha de Pernambuco

Vinho

Vinícola Miolo: degustação a 45 metros de altura

Miolo lança nova experiência com roteiro exclusivo para espumantes com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos

Convidados soltaram balões no Vale dos Vinhedos para brindar a novidadeConvidados soltaram balões no Vale dos Vinhedos para brindar a novidade - Foto: Emerson Ribeiro

Agora é possível apreciar a bela paisagem do Vale dos Vinhedos degustando espumantes com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). É a Visita DOVV Espumantes, no alto da Torre da Vinícola Miolo, que entrou em operação dia 29 de janeiro. Ao ar livre, mas a 45 metros de altura, a experiência começa no vinhedo, passando pelas caves até chegar ao novo espaço que comporta grupos de até 10 pessoas. A novidade faz parte das ‘Novas experiências Miolo’, que chegam para incrementar o enoturismo, além de enaltecer espumantes de diferentes posicionamentos e estilos, todos com DOVV.

O roteiro, guiado por um dos enólogos da equipe do Enoturismo, começa com visita ao vinhedo modelo, onde são cultivadas mais de 40 variedades de uvas. Ali, o visitante pode conferir a diversidade de castas e, durante a vindima, perceber as diferenças existentes entre elas. Informações sobre os terrois Miolo – única vinícola do Brasil a produzir em quatro diferentes regiões – sobre os vinhedos do Vale dos Vinhedos e a DOVV são compartilhadas neste momento. O percurso segue para o interior da vinícola, passando pelos setores onde são elaborados o vinho branco e o vinho base para espumante.

A caminho do dégorgement (processo em que o gargalo da garrafa é congelado, a tampa é retirada e as borras expelidas pela própria pressão), o trajeto passa pelas caves subterrâneas, onde os espumantes da marca repousam até atingir o amadurecimento perfeito. Dali, o grupo segue pelo elevador ou pelas escadas até chegar à Torre da Miolo, que foi totalmente transformada para viver esta nova experiência.

Investimentos modificaram o espaço, deixando-o muito mais acolhedor, podendo ser utilizado tanto em dias ensolarados quanto chuvosos. Com área interna e externa, a Torre ganhou bancos, almofadas, toldo, TV e bancadas, além de pintura e uma iluminação que permite ser usada à noite. A madeira dá aconchego ao novo espaço que tem tudo o que as pessoas precisam para se sentir à vontade degustando os espumantes com DOVV, cercadas por uma vista de vinhedos que vai além da propriedade da vinícola. Ao final, é possível levar para casa uma taça de cristal personalizada, além do registro do Vale dos Vinhedos de um ângulo único.

Os espumantes

Quem faz a Visita DOVV Espumantes tem a oportunidade de degustar quatro rótulos especialmente selecionados para a experiência – todos elaborados com uvas cultivadas nos vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos -, sendo eles: o Miolo Íride, Miolo Millésime, Miolo Cuvée Brut e Miolo Cuvée Brut Rosé, estes dois últimos com novo visual, lançado em agosto, para comemorar os 25 anos da marca que abriu as portas e conquistou mercados, levando o Brasil para todos os continentes. Hoje, com presença em 15 países, o Miolo Cuvée conquista o reconhecimento da DOVV. Além disso, é o espumante brasileiro mais vendido em Paris e a bebida oficial do Natal Luz de Gramado há 14 anos. Todos os espumantes exibem o Selo da The Vegan Society, como 100% veganos e livres de alergênicos.

Mas a Visita DOVV Espumantes também reserva o ícone da vinícola, o Íride Miolo Nature Sur Lie, primeiro espumante da marca com 10 anos de cave, que carrega o nome da nona da família, além do cobiçado Miolo Millésime Brut 2017, com 18 meses de autólise. Ambos elaborados pelo método champenoise, são espumantes ultra premium que ressaltam o terroir do Vale dos Vinhedos, ideal para a bebida.

Serviço

O que? Visita DOVV Espumantes

Para quem? Grupos de até 10 pessoas

Visita: vinhedo modelo, interior da vinícola – setores vinho branco e vinho base para espumante – e degustação de espumantes DOVV na Torre

Quanto? R$ 90, com voucher de R$ 20 + taça de cristal exclusiva

Contato: 54 2102.1537 e 2102. 1540 ou pelo e-mail [email protected]

Veja também

Newsletter