Você sabe a panela certa para cada receita?
Chef de cozinha indica os melhores utensílios para cada preparação
Com as pessoas cozinhando mais em casa, aumenta a dúvida sobre os utensílios necessários para a execução de cada receita. Sem falar que existe uma diversidade enorme de panelas no mercado. Antiaderente, aço inox, vidro e cerâmica são algumas das opções disponíveis para todo tipo de cozinheiro. Mas, você sabe qual é a ideal para preparos mais longos ou rápidos, por exemplo?
Segundo o chef da Tramontina, Elzio Callefi as panelas inox são ideais para alimentos que exigem cozimentos de média e longa duração, como carnes e molhos. Isso porque a panela acaba produzindo uma crosta no fundo após selar proteínas. Essa crosta, com o acréscimo de líquidos, gera molhos saborosos e encorpados.
Leia também
• Como o setor de gastronomia está se virando?
• Gastronomia entra em asfixia por coronavírus
• Pernambuco tem gastronomia de heranças culturais
Para cozimentos mais rápidos, o ideal são panelas antiaderentes. O material é um facilitador na cozinha, evita perda e que o alimento grude, por isso é indicado para receitas delicadas e trabalhadas a baixa temperatura. O chef sugere para preparos como o arroz e alimentos mais delicados como um peixe, ou panqueca, crepe, omelete e receitas com ovos em geral.
Já menos popular, mas tão útil quanto as demais, a de cerâmica se adapta ao cozimento de longa duração com o benefício de facilidade na limpeza. É mais duro e resistente do que o antiaderente e permite esfregar para soltar um pouco de resíduo que ficou na panela, sem danificar. Para Callefi, seu uso é ideal principalmente para cozinhar rapidamente, como o preparo de legumes salteados.