Logo Folha de Pernambuco

Gastronomia

Comida di Buteco: edição tem foco no delivery

21ª edição do Festival retorna presencialmente e em formato delivery, entre os dias 30 de julho e 22 de agosto

Mix de pastéisMix de pastéis - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Depois de quatro adiamentos de data, o festival Comida di Buteco retorna presencialmente - e em formato delivery. Entre os dias 30 de julho e 22 de agosto, a 21ª edição do circuito estimula a "arte da botecagem" com a finalidade de promover a inclusão socioeconômica de pequenos negócios familiares através do reconhecimento do público e dos jurados, que podem votar e eleger o melhor boteco. 

Ao todo, são 21 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (RMR), servindo petiscos especiais e mostrando o seu melhor nos quesitos atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. 

O tema da competição "butequeira" é “Raízes”. Os concorrentes criaram pratos com alguma raiz ou tubérculo e, ainda, uma apresentação relacionada às origens da casa, à história de cada uma. 

Segurança e protocolos
A organização do evento firmou parceria com a empresa de reservas online Tagme, que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios para que os consumidores possam planejar com segurança sua ida ao boteco participante. O recurso pode ser acessado no site www.comidadibuteco.com.br. Desta maneira, naquele horário, a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

A estratégia é uma forma de estimular que as pessoas peçam os petiscos concorrentes em casa, gerando receita para os bares e, obviamente, minimizando riscos sanitários. Apenas uma coisa não muda: o voto popular, que define os vencedores, continuará sendo presencial. Para experimentar e votar, ainda será preciso ir ao bar.

A fase do concurso
Em casa cidade que integra o festival - que acontece em vários lugares do Brasil - os estabelecimentos passam por uma seleção de petiscos que, em seguida, entra no cardápio do circuito para venda ao público - que vota, junto a um jurado anônimo, nas categorias petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem 70% do peso da nota e os demais itens, 10% cada. Os votos do público e dos jurados têm pesos iguais - 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados visitará os campeões avaliando suas performances nos mesmos quesitos. Elege-se o "Melhor Buteco do Brasil", que será conhecido e premiado em outubro. 

Salve os butecos
Como forma de ajudar aos negócios se manterem funcionando, a organização criou a campanha “Salve os Butecos”, que consiste num financiamento coletivo nacional cuja meta é arrecadar R$ 3 milhões em dinheiro, insumos e equipamentos para serem repartidos igualmente com os participantes. 

Vale destacar que o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofrem com a pandemia, pois foi um dos primeiros a ter medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Para se ter ideia, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas

SERVIÇO
Comida di Buteco
Quando: 30 de agosto a 22 de agosto
Confira a lista completa de participantes do 21º Comida di Buteco no site www.comidadibuteco.com.br 

Veja também

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)
releitura

Quiosque 51 apresenta Baião de Dois do Mar Cremoso da Chef Bárbara Vieira, nesta quinta (21)

Noronha e seus infinitos sabores
FOLHA TURISMO

Noronha e seus infinitos sabores

Newsletter