Fundaj: arte e história compartilhada em parceria com Google & Arts Culture
Acervo da Fundaj pode ser acessado gratuitamente por meio da plataforma digital
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com a Google Arts & Culture, disponibilizou gratuitamente através da plataforma, acesso ao seu acervo virtual de arte, cultura e história, incluindo conteúdos do Museu do Homem do Nordeste e da Biblioteca Blanche Knopf.
Disponível para os sistemas iOS e Android, e também para desktop, as obras do acervo da Fundaj e as mais de 16 mil peças históricas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) serão digitalizadas e visualizadas digitalmente por todo o mundo, assim como os volumes da Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à Fundação, com mais de 130 mil volumes entre livros raros, fascículos e periódicos.
Leia também:
Amor e urbanidade contemporâneos: a literatura pernambucana na pandemia
Cultura é arma para enfrentar o confinamento
Cacá Diegues: 'É uma burrice dizer que streaming não é cinema'
De acordo com Antonio Campos, à frente da Fundaj, a parceria “É uma maneira nova e imersiva de explorar a diversidade cultural na web". Caberá à Fundação, conforme consta no acordo, a produção do conteúdo na plataforma e o acompanhamento das capturas que podem ser agendadas na instituição.
Como funciona
Cada instituição fica responsável por seu conteúdo, seja replicando uma exposição física quanto criando uma nova para ser acessada virtualmente. Todas as obras deverão ser acompanhadas de ficha técnica e descrição para que o utilizador tenha informações sobre o autor, peça e contexto histórico.
Por se tratar de um recurso internacional, é preciso disponibilizar o conteúdo em inglês e em português. O trabalho produzido para a plataforma pode ser publicado no site da instituição.