Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Projeto Tamar anuncia marca de 40 milhões de tartarugas protegidas

A cada temporada, de acordo com o projeto, cerca de 2 milhões de filhotes nascem nas praias brasileiras

Tartarugas marinhas entrando no mar pela primeira vezTartarugas marinhas entrando no mar pela primeira vez - Foto: Divulgação/Projeto Tamar

Na próxima temporada de desova das tartarugas marinhas, o projeto Tamar deve alcançar a marca de 40 milhões de animais protegidos.

“Podemos dizer que a tartaruga de número 40 milhões já existe e navega em uma viagem transcontinental rumo às praias brasileiras. Mas é importante lembrar que, a cada mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas sobrevivem. Ainda há muito a fazer para livrar esses animais da ameaça de extinção”, diz o fundador do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi.

Os animais têm ciclo de vida longo e levam de 20 a 30 anos para se reproduzir. A cada temporada, de acordo com o projeto, cerca de 2 milhões de filhotes nascem nas praias brasileiras monitoradas pelo Tamar, que trabalha também na proteção de tartarugas jovens e adultas resgatadas de captura incidental na pesca. Acidentes com redes e anzóis, plásticos e o trânsito de veículos nas praias são fatores de risco para os animais.

Leia também:
Fotógrafo registra momento em que esquilo cheira flor
Projeto busca facilitar licenciamento para pequenos criadores de animais

Sobre o Tamar
Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o projeto Tamar contribui para a recuperação de quatro espécies de tartarugas marinhas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro. O trabalho do Tamar garante também a estabilidade da tartaruga-verde em Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES). A missão do projeto inclui é a pesquisa, a conservação e o manejo das cinco espécies, todas ameaçadas de extinção.

As ações do projeto se estendem por cerca de 1,1 mil quilômetros de praias, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, de Sergipe, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina.

O Tamar é membro da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador, todos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Veja também

Defesa aérea russa teria atingido avião que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA
cazaquistão

Defesa aérea russa teria atingido avião que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
Minas Gerais

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116

Newsletter